Chapada Diamantina é o último território a realizar as ‘Conferências das Pessoas com Deficiência’

IV Conferência Territorial os Direitos das Pessoas com Deficiência do território de identidade da Chapada Diamantina.

IV Conferência Territorial os Direitos das Pessoas com Deficiência do território de identidade da Chapada Diamantina.

O secretário Geraldo Reis participou da abertura do evento que discutiu a importância de transversalizar a questão da acessibilidade. A IV Conferência Territorial os Direitos das Pessoas com Deficiência do território de identidade da Chapada Diamantina reuniu, nesta quinta-feira (08/10/2015), em Seabra, no auditório da Uneb, representantes dos 24 municípios do território. O encontro foi o último dos 27 realizados na etapa territorial, que reuniu representantes do poder público e lideranças da sociedade civil em torno das discussões sobre os desafios para a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência.

O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, também presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COED), realizou a abertura oficial do encontro, ao lado do militante Jan Carlos Pereira, presidente da ong Acessse, Claudilson Santos, secretário municipal de Educação de Seabra, representando o prefeito José Luis Maciel, da vereadora Eurly Pinto, da coordenadora do colegiado do território da Chapada Diamantina, Geisa Gabriele, e da subtenente Farias, da Polícia Militar.

“A participação popular é de fundamental importância para a formatação de políticas públicas e sua transformação em leis, em marcos legais, que são essenciais para cristalizar esses direitos. Nós não temos aqui um conjunto de coitadinhos, um conjunto de pessoas pedindo favor, e sim pessoas que têm consciência dos seus direitos e que fazem valer esses direitos”. Um dos exemplos citados pelo secretário de política pública resultante de demandas populares é o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante a transferência mensal de um salário mínimo às pessoas idosas e às pessoas com deficiência comprovadamente de baixa renda.

“Temos ainda uma missão muito árdua que é a de transformar a cultura e a visão da sociedade quanto às pessoas com deficiência, começando pela própria família, que deveria ser a primeira a abrir as portas para essas pessoas, e não deixá-las entre quatro paredes”, disse Geraldo Reis.

Tema transversal – Com o mote Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos, o encontro apresentou a palestra de Clarissa Cristina Oliveira, conselheira do COEDE, que ressaltou a importância de levar a questão da acessibilidade para as diversas áreas de direitos, como saúde, cultura, lazer, educação, entre outras. Clarissa lembrou que as pessoas com deficiência somam 25% da população baiana e 24,7% da brasileira.

Para o ativista Jan Carlos, primeiro cadeirante a descer o Elevador Lacerda de rapel, “para existir inclusão social, primeiro é preciso existir acessibilidade. Somos pessoas normais, simplesmente temos nossas dificuldades. As outras pessoas podem ajudar muito, vencendo a falta de comunicação e juntando-se à nossa luta”. Na oportunidade, Jan Carlos divulgou a próxima ação de visibilidade da sua ong, que será a descida de rapel no poço Garganta do Diabo, na Chapada Diamantina, a fim de fomentar o turismo acessível.

Outras publicações

Governo Federal investe R$ 500 mil para prevenir incêndios na Chapada Diamantina Serra das Almas, Chapada Diamantina, Bahia. O Ministério da Integração Nacional está investindo R$ 500 mil em ações de prevenção e combate a incêndi...
Vale do Pati, na Chapada, recebe título de melhor Roteiro do Brasil Com paisagens exuberantes e trilhas que atraem turistas de várias partes do mundo apaixonados por aventura, o Vale do Pati, no município de Andaraí, n...
Governo do Estado anula edital do Hospital da Regional da Chapada e o deputado Gaban comemora afirmando que é uma vitória da moralidade O deputado estadual Gaban afirmou nesta quarta (03/03/2010) que a anulação do edital de construção do Hospital da Chapada, publicada no Diário Oficial...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br