Câmara Municipal de Feira de Santana concede Medalha Dival Figueredo Machado ao ex-vereador Angelo Almeida

Papel do Legislativo é destacado em palestra no Dia do vereador.

Papel do Legislativo é destacado em palestra no Dia do vereador.

“A atuação do Poder Legislativo é fundamental para o fortalecimento da democracia”. A afirmação foi feita pelo professor e ex-vereador Marialvo Barreto, na noite da quinta-feira (1º/10/2015), durante sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Vereador, na Câmara Municipal de Feira de Santana, quando o também ex-vereador Angelo Mário Cerqueira de Almeida foi homenageado com a Medalha Dival Figueredo Machado.

O palestrante destacou que o vereador, com seu trabalho, representa o primeiro elo da sociedade junto ao poder público e esclareceu que o objetivo não era discutir a condição de vereador, mas estimular as pessoas para disputarem o cargo. “O vereador ainda não tem na sociedade o prestígio que ele deve ter junto à comunidade, é quem está próximo, atende as demandas. O Estado e a União são abstratos”, frisou.

O primeiro papel importante do vereador, disse, é criar a Lei Orgânica do Município. “É o vereador que dá posse ao prefeito”, enfatizou Marialvo. Ele falou ainda da criação da data de 1º de outubro, que é comemorada em todo o país como o Dia do vereador desde 1984, por força da lei 7.212/1984, e traçou um paralelo entre a atuação do vereador como situação e oposição ao Poder Executivo. “Fiscalizar é o preceito constitucional do vereador”, lembrou.

O ponto alto da sessão foi a homenagem ao ex-vereador Angelo Almeida, que foi saudado pelo vereador Pablo Roberto, que apresentou um perfil do homenageado, que foi fundador do PMN e presidente do PDT. Com 51 anos, é casado, tem três filhos e preserva os valores da família, o que aprendeu com o pai, também ex-vereador Antônio Carlos Pinto de Almeida, Tatai. “Sempre atuou norteado pela política de base, uma política limpa e verdadeiramente coletiva”, afirmou.

Angelo Almeida saudou a memória de Dival Figueredo Machado, que dá nome à medalha outorgada pela Casa da Cidadania. “Vavá Machado era um homem simples, da zona rural, um dos tantos nossos sertanejos que encontramos no dia a dia quando andamos por Feira de Santana. E fez política com simplicidade”, definiu. Com sete mandatos consecutivos, foi interlocutor no Município do ex-governador João Durval, de quem era compadre e amigo.

“Esta Casa foi uma das principais escolas que tive para aprender cidadania, convivendo com os movimentos sociais”, disse Angelo Almeida, acrescentando que “a política é e sempre será a mais nobre das atividades”, apesar do momento de descrédito, que afasta o jovem desta área. Ele pediu aos vereadores que não deixem de apoiar os movimentos populares, em especial os jovens que ainda acreditam em mudanças. “Ser vereador é ter coragem de estar ao lado do povo”, enfatizou.

O ex-vereador citou situações em que denúncias fundamentadas serviram para conter ações de desmandos no poder público, a exemplo do desvio de vales transporte na Prefeitura e a compra de equipamentos para as escolas municipais que nunca foram usados. O secretário geral do PSB, Domingos Leonelli, também fez pronunciamento ressaltando o papel do vereador na política e na sociedade e “o reconhecimento do mérito de quem soube escolher seu próprio caminho”.

Os 12 vereadores presentes também foram contemplados com placas alusivas à data durante a solenidade, que foi conduzida pelo vice-presidente Roque Pereira, que compôs a mesa ao lado do vice-prefeito Luciano Ribeiro, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho; deputado federal Fernando Torres; arcebispo coadjutor Dom Zanoni Demetino Castro; Domingos Leonelli, representando a senadora e presidente do PSB, Lídice da Mata; além do palestrante e o homenageado.

Outras publicações

Prorrogado prazo para vacinação contra gripe em Feira de Santana Assim como nas demais cidades brasileiras, a Campanha de Vacinação contra Influenza (gripe) foi prorrogada também em Feira de Santana em uma semana. O...
Feira de Santana poderá fazer transplante de rim em breve, anuncia deputada Graça Pimenta Os hospitais Emec e Dom Pedro de Alcântara, em Feira de Santana, estão em fase de credenciamento para a realização de transplantes de rins. A informaç...
Evandro Silva e Norma Almeida assumem direção da Universidade Estadual de Feira de Santana Professor Dr. Jose Carlos Barreto assina transmissão do cargo de reitor da Uefs. Evandro do Nascimento Silva assina termo de posse como reitor da...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br