Câmara Municipal de Feira de Santana concede Medalha Dival Figueredo Machado ao ex-vereador Angelo Almeida

Papel do Legislativo é destacado em palestra no Dia do vereador.

Papel do Legislativo é destacado em palestra no Dia do vereador.

“A atuação do Poder Legislativo é fundamental para o fortalecimento da democracia”. A afirmação foi feita pelo professor e ex-vereador Marialvo Barreto, na noite da quinta-feira (1º/10/2015), durante sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Vereador, na Câmara Municipal de Feira de Santana, quando o também ex-vereador Angelo Mário Cerqueira de Almeida foi homenageado com a Medalha Dival Figueredo Machado.

O palestrante destacou que o vereador, com seu trabalho, representa o primeiro elo da sociedade junto ao poder público e esclareceu que o objetivo não era discutir a condição de vereador, mas estimular as pessoas para disputarem o cargo. “O vereador ainda não tem na sociedade o prestígio que ele deve ter junto à comunidade, é quem está próximo, atende as demandas. O Estado e a União são abstratos”, frisou.

O primeiro papel importante do vereador, disse, é criar a Lei Orgânica do Município. “É o vereador que dá posse ao prefeito”, enfatizou Marialvo. Ele falou ainda da criação da data de 1º de outubro, que é comemorada em todo o país como o Dia do vereador desde 1984, por força da lei 7.212/1984, e traçou um paralelo entre a atuação do vereador como situação e oposição ao Poder Executivo. “Fiscalizar é o preceito constitucional do vereador”, lembrou.

O ponto alto da sessão foi a homenagem ao ex-vereador Angelo Almeida, que foi saudado pelo vereador Pablo Roberto, que apresentou um perfil do homenageado, que foi fundador do PMN e presidente do PDT. Com 51 anos, é casado, tem três filhos e preserva os valores da família, o que aprendeu com o pai, também ex-vereador Antônio Carlos Pinto de Almeida, Tatai. “Sempre atuou norteado pela política de base, uma política limpa e verdadeiramente coletiva”, afirmou.

Angelo Almeida saudou a memória de Dival Figueredo Machado, que dá nome à medalha outorgada pela Casa da Cidadania. “Vavá Machado era um homem simples, da zona rural, um dos tantos nossos sertanejos que encontramos no dia a dia quando andamos por Feira de Santana. E fez política com simplicidade”, definiu. Com sete mandatos consecutivos, foi interlocutor no Município do ex-governador João Durval, de quem era compadre e amigo.

“Esta Casa foi uma das principais escolas que tive para aprender cidadania, convivendo com os movimentos sociais”, disse Angelo Almeida, acrescentando que “a política é e sempre será a mais nobre das atividades”, apesar do momento de descrédito, que afasta o jovem desta área. Ele pediu aos vereadores que não deixem de apoiar os movimentos populares, em especial os jovens que ainda acreditam em mudanças. “Ser vereador é ter coragem de estar ao lado do povo”, enfatizou.

O ex-vereador citou situações em que denúncias fundamentadas serviram para conter ações de desmandos no poder público, a exemplo do desvio de vales transporte na Prefeitura e a compra de equipamentos para as escolas municipais que nunca foram usados. O secretário geral do PSB, Domingos Leonelli, também fez pronunciamento ressaltando o papel do vereador na política e na sociedade e “o reconhecimento do mérito de quem soube escolher seu próprio caminho”.

Os 12 vereadores presentes também foram contemplados com placas alusivas à data durante a solenidade, que foi conduzida pelo vice-presidente Roque Pereira, que compôs a mesa ao lado do vice-prefeito Luciano Ribeiro, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho; deputado federal Fernando Torres; arcebispo coadjutor Dom Zanoni Demetino Castro; Domingos Leonelli, representando a senadora e presidente do PSB, Lídice da Mata; além do palestrante e o homenageado.

Outras publicações

Unidade do PROCON tem novo endereço em Feira de Santana A nova sede da Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON) vai permitir que o número de consumidores atendidos seja duplicado. Situado...
Ex-reitor da Uefs José Carlos Barreto recebe homenagem Dr. José Carlos Barreto é homenageado. Será realizado nesta sexta-feira (13/11/2015), no Auditório do Módulo 7, Campus da Uefs, o Seminário Comemora...
64ª CIPM apreende arma de fogo em Feira de Santana Policiais militares, do Pelotão Moto-Centro da 64ª CIPM, apreendem arma de fogo próximo da Embasa, no Feira IV. A arma foi apreendida durante abordag...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br