Cachoeira: projeto ‘Mapa da Palavra’ foi lançando durante a Flica 2015

Secretário da Cultura, Jorge Portugal, participa do lançamento do projeto 'Mapa da Palavra'.

Secretário da Cultura, Jorge Portugal, participa do lançamento do projeto ‘Mapa da Palavra’.

O claustro do Convento do Carmo lotou no terceiro dia da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), na manhã desta sexta (16/10/2015), quando aconteceu o lançamento do Mapa da Palavra.BA. O projeto, que visa identificar autores da Bahia, foi anunciado pelo secretário de Cultura Jorge Portugal, que comentou que escritores de qualquer lugar do estado passarão a serem conhecidos com o mapeamento. O anúncio aconteceu na mesa Versos Diversos e contou com a presença de estudantes de diversas escolas da região.

O secretário afirmou que a grandeza do Mapa da Palavra.BA é localizar estes grandes artistas da palavra que vivem anonimamente nestes territórios diversos da Bahia e que, com o projeto, vão ser revelados ao público e, consequentemente, terão suas obras facilmente acessadas. “A grande riqueza é oferecer a diversidade de imaginações, narrativas e estilos para a Bahia”.

Na ocasião, a diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), Fernanda Tourinho, conclamou todos os autores presentes a participarem do cadastramento. “A literatura baiana tem uma grande diversidade temática e de estilos. O campo literário na Bahia compõe um grande mosaico, desde as instituições de ensino formadas pelos cursos de Letras a poetas de ruas e praças, cordelistas, representantes da cultura indígena, das culturas urbanas, contadores de histórias e escritores consagrados e independentes. É essa diversidade que pretendemos diagnosticar com o Mapa da Palavra.BA”, declarou.

O Mapa da Palavra.BA também foi lançado nesta sexta (16.10), às 11h, na Sala Milton Santos, da Casa Educar para Transformar, outro espaço onde acontecem outras atividades paralelas da Flica. Para Karina Rabinovitz, coordenadora de Literatura da FUNCEB, é importante construir um circuito literário em que se faz necessário diálogo mais amplo envolvendo escritores, editores, agentes literários, gestores, livreiros, tradutores, entre outros.

“A partir do cadastramento dos autores no Mapa da Palavra.BA será possível ter um reconhecimento de nossa produção literária e criar um documento importante de estruturação de um espaço de criações particulares e coletivas”, considera Karina.

As inscrições para o Mapa da Palavra.BA estão abertas a partir desta sexta (16.10_ e seguem até o dia 14.03.2016 através do sistema online www.fundacaocultural.ba.gov.br/mapadapalavra/inscricao ou via material físico a ser enviado pelos Correios, conforme regulamento. O projeto é uma iniciativa da Coordenação de Literatura/Diretoria das Artes (Dirart) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA).

Versos Diversos 

No lançamento do Mapa da Palavra.BA a plateia acompanhou entusiasmada a mesa Versos Diversos, que reuniu as autoras baianas Rita Santana e Clarissa Macedo. Debates sobre a condição feminina no universo literário tendo as experiências profissionais das autoras, acompanhados de declamações de seus textos emocionaram todos os presentes.

Terreiros 

No claustro da Ordem 3ª do Carmo, às 14h foi lançado o livro ‘Terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix’. A publicação é uma adaptação do ‘Dossiê de Registro Especial’ que o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia elaborou para a proteção oficial de 10 terreiros em Cachoeira e São Félix. São 244 páginas, mais de 250 fotos coloridas, mapas, ilustrações e infográficos.

Além do secretário Jorge Portugal, estiveram presentes no lançamento da publicação os prefeitos de São Félix, Eduardo Macêdo, e de Cachoeira, Carlos Pereira, além do diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, autoridades federais, estaduais, municipais, personalidades locais e representantes de 10 terreiros da região.

Outras publicações

TOPA reduz em quase 50% o índice de analfabetismo em Cachoeira No momento em que, pelo terceiro ano consecutivo, a sede do governo baiano é transferida oficialmente, no dia 25 de junho de 2010, para a cidade de Ca...
Município de Cachoeira será sede do Governo do Estado nesta segunda-feira Pelo quinto ano consecutivo, Cachoeira será a sede do Governo do Estado no dia 25 de junho de 2012, esta segunda-feira. O governador Jaques Wagner des...
Cachoeira: contação de histórias abre programação da Fliquinha 2015 A Fliquinha tem uma programação com atrações voltadas para o público infanto-juvenil dentro da Flica 2015. Atração que estimula a leitura, a oralida...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br