Bahiafarma vai produzir remédios para tratamento de câncer

Edmundo Filho entrevista governador Rui Costa.

Edmundo Filho entrevista governador Rui Costa.

Acordos assinados pelo governador Rui Costa na Europa vão permitir que a Bahiafarma produza medicamentos para o tratamento de câncer e da anemia falciforme. O assunto é destaque no programa ‘Digaí, Governador!’ desta semana. O encontro com o Papa Francisco, no Vaticano, e ações para a juventude baiana também são abordados.

“Nós fizemos um acordo para a produção de medicamentos na Bahiafarma. Eu destaco dois medicamentos. Um para tratamento da anemia falciforme, que incide mais sobre a população negra. Assinamos também o remédio para tratamento de oncologia, do câncer, medicamento de última geração, já aplicado nos Estados Unidos, na Europa, e aqui, na rede particular; nós vamos tratar de hoje por diante para que o SUS também inclua no seu tratamento e, a partir daí, a Bahiafarma possa fornecer”, explica o governador.

A Bahiafarma também já recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a produção de próteses e outros materiais para saúde, como testes diagnósticos e materiais descartáveis. A produção, que vai atender ao SUS da Bahia e de todo o Brasil, deve ser iniciada em até oito meses.

Ainda sobre a viagem à Europa, Rui Costa lembra o convite feito ao Papa Francisco para que ele visite a Bahia em 2017. “O Papa é uma figura singular. Tem conseguido ser ouvido por todas as religiões. Eu tive a oportunidade de entregar um convite das Obras Sociais Irmã Dulce, para que na vinda dele, em 2017, ao Brasil, ele possa incluir a Bahia e a visita as Obras Sociais em sua agenda”.

Educar para Transformar

Outro tema de destaque nesta edição do ‘Digaí, Governador!’ é o futuro profissional dos jovens baianos. O programa Ford Educação de Jovens, lançado nesta terça-feira (20), é recebido com entusiasmo por Rui Costa. A iniciativa, que vai oferecer cursos profissionalizantes a 100 jovens da rede pública, demonstra o alinhamento das empresas privadas com o programa estadual Educar para Transformar – um Pacto pela Educação.

“Eu tenho convidado as empresas para participarem do projeto Educar para Transformar e, graças a Deus, nós temos conseguido a cada dia mais adesões. Essa semana é a assinatura com a Ford, que fez um programa específico, em consonância com o nosso programa”, diz o governador.

Todos podem participar do Digaí, Governador! na página da Secom. Os cidadãos podem fazer críticas, sugestões e apresentar ideias. O programa é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado toda terça-feira, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível na internet e pelo telefone 0800-071-7328.

Outras publicações

Bahia – Eleições 2014: senadora Lídice da Mata anuncia novas visitas de Eduardo Campos à Bahia Lídice da Mata anuncia retorno de Eduardo Campos à Bahia. Em menos de uma semana, o ex-governador de Pernambuco e pré-candidato à presidência da Rep...
SEC destina R$ 22 milhões para a compra de merenda da agricutlura Familia A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC/BA) vai investir R$ 22 milhões na compra de produtos da agricultura familiar para a merenda das escol...
IPEA e SOCICOM lançam obra sobre comunicação. Evento conta com o apoio do SEBRAE e marca a abertura do Curso de Economia para Profissionais da Comunicação Com o apoio do Sebrae Bahia, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança, a partir das 9h desta sexta-feira, 15 de junho de 2012, na Casa...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br