Bahia se destaca na produção de leite nacional

6º Encontro Baiano de Laticinistas.

6º Encontro Baiano de Laticinistas.

Ocupando a sexta posição nacional, com cerca de um milhão de litros de leite inspecionado produzidos por dia, a Bahia vive um dos melhores momentos na indústria láctea, bem como de derivados do leite – queijos, iogurte, requeijão e outros itens. A afirmação foi feita pelo novo presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado da Bahia (SindiLeite), Lutz Viana. Ele tomou posse, para o triênio 2015-2018, junto com os demais membros da diretoria, durante o encerramento do 6° Encontro Baiano de Laticinistas. A solenidade foi realizada na noite deste sábado (26/09/2015), no Gran Hotel Stella Maris. Lutz Viana assume no lugar de Paulo Cintra, que ficou à frente da entidade por 15 anos.

O evento contou com a presença do governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (BVSBA), Aline Peixoto, do secretário da Justiça do Estado, Geraldo Reis, e outras autoridades. Rui frisou que é necessário aumentar a produção rural para que a Bahia deixe de importar itens como leite, frango e ovos, por exemplo. “Precisamos montar uma estratégia para fazer com que produtos lácteos sejam adquiridos pelo poder público e distribuídos a unidades públicas de ensino. Juntamente com o SindiLeite, devemos convencer os prefeitos a fazerem a aquisição do produto e, para isso, organizar a comercialização”.

Apoio do governo

De acordo com Lutz, a indústria de laticínios na Bahia, apesar da longa estiagem dos últimos anos, teve as perspectivas ampliadas a partir de 2007, por meio de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado. “Tivemos atendidas nossas necessidades sobre tributação, incentivo aos produtores, políticas voltadas para o campo, a pequenos, médios e grandes negócios. Houve uma evolução muito grande nestes oito anos”.

Ainda de acordo com o novo presidente, nestes primeiros meses de gestão do governador Rui Costa, foi observado que haverá a manutenção das políticas que já vinham apresentando estes bons resultados. “Novas reuniões foram feitas e já está se implantando mais assistências aos produtores. Os programas estão sendo revigorados. Tem um avanço grande para acontecer de agora em diante”.

Homenagens

Na oportunidade, a diretoria do SindiLeite entregou a Rui uma placa pelo apoio do governo ao segmento. A primeira-dama, Aline Peixoto, também foi homenageada pelo trabalho social à frente das Voluntárias Sociais da Bahia.

O sindicato anunciou a doação de recursos financeiros, a serem viabilizados junto aos associados, para projetos das Voluntárias, além de cinco cavalos, também cedidos pela entidade. “São animais aptos a serem utilizados no relevante projeto de equoterapia, com crianças das Voluntárias Sociais, que está se instalando em Jequié”, explicou o diretor financeiro do SindiLeite, Robson Liger.

Na oportunidade, o governador lembrou que outro projeto de equoterapia também está sendo apoiado pelas VSBA em Salvador. “Este é um estado de muitas potencialidades. Agradeço ao SindiLeite em nome da primeira-dama, Aline Peixoto”, disse Rui.

Outras publicações

Governo Wagner institui Observatório de Violências e Acidentes Registrar, sistematizar e disponibilizar dados estatísticos sobre as violências e acidentes ocorridos no estado, além de revisar e compatibilizar as m...
Polícia Militar da Bahia faz 17 mil abordagens a taxistas nos primeiros cinco meses de 2015 Polícia Militar realiza blitz em diversos lugares de Salvador e tem a aprovação da população. As blitzes não têm hora, dia ou local definido para ac...
Abate clandestino é interrompido pela Adab em Cândido Sales Abate clandestino de gado é interditado. Na última quinta-feira (29/05/2014), ao receber denúncias a respeito do abate clandestino no distrito de Qu...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br