Bahia participa de evento sobre investimentos no Matopiba

Vice-governador João Leão participa de debate sobre investimentos no Matopiba.

Vice-governador João Leão participa de debate sobre investimentos no Matopiba.

Os governadores dos estados que integram a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) estiveram reunidos, nesta sexta-feira (23/10/2015), com a presidente Dilma Rousseff, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, e empresários do setor da agricultura para discutir políticas de investimento na região e apresentação do Plano de Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia do Matopiba. O governador Rui Costa foi representado pelo vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão.

No Plano de Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia da região do Matopiba estão previstas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável da região, que é considerada a última fronteira agrícola em expansão do País sem desmatamento. A intenção é garantir investimentos em infraestrutura, logística e fornecimento de energia para a área.

O vice-governador da Bahia, João Leão, acredita que esta interlocução entre os estados tem fundamental importância para o desenvolvimento produtivo da região. “É muito importante estreitarmos os laços entre os estados do Matopiba [porque] os benefícios serão muito maiores. Juntos, conseguiremos industrializar a nossa região para gerar receita aos estados. Temos assim que criar um vetor de desenvolvimento que [irá] gerar receitas para serem aplicadas em saúde, educação e em tudo que o povo precisa”.

Desenvolvimento de forma plural

Para o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, as discussões em torno do fortalecimento das atividades da região do Matopiba são essenciais. Segundo ele, não se pode esquecer a população que vive na região e que necessita de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento social, de forma plural, e econômico de todos os estados envolvidos.

Já está previsto que a ministra Kátia Abreu e a presidente Dilma Rousseff deverão apresentar, no Japão, para investidores japoneses e dirigentes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), as prioridades dos governadores do Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí quanto à implantação da região do Matopiba, criada pelo governo federal. Os governadores já levantaram e apresentaram suas necessidades mais imediatas para investimentos na região.

De acordo com o governador do Piauí, Wellington Dias, parceria entre os estados resultará em um desenvolvimento integrado. “A união dos quatro estados em um projeto do Brasil é a proposta da presidente Dilma Roussef, e fará a diferença”, afirma.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br