Austin Rating classifica Feira de Santana como 5ª melhor cidade do país em qualidade de vida

Vista aérea da Igreja Senhor dos Passos e da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Austin Rating classifica como 5ª melhor cidade do país.

Vista aérea da Igreja Senhor dos Passos e da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Austin Rating classifica como 5ª melhor cidade do país.

Feira de Santana, maior cidade do interior da Bahia, é a quinta melhor do país em qualidade de vida, de acordo com pesquisa realizada pela reconhecida empresa nacional de consultoria Austin Rating para a revista IstoÉ/Editora3. Este e outros resultados do amplo estudo envolvendo 5.565 municípios brasileiros se encontram no anuário “As Melhores Cidades do Brasil”, veiculado recentemente pela publicação. No lançamento do anuário, dia 17 do mês passado, em São Paulo, os secretários Valdomiro Silva, de Comunicação, e Antonio Carlos Borges Júnior, de Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, representaram o prefeito José Ronaldo.

A análise considera informações fornecidas por órgãos como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), entre outros, com dados referentes a última década – 2004 a 2014. Como foi concebido a partir de dados oficiais, o prêmio é uma chancela e um selo de qualidade das boas administrações do país.

O município feirense integra o “Top 50” – a relação das 50 melhores do Brasil – em outras categorias do estudo. No ranking de desenvolvimento em ações de saúde, por exemplo, ocupa a 32ª posição. Na análise sobre o mercado de trabalho, Feira de Santana aparece como a 36ª melhor do Brasil nos últimos 10 anos.

Em sustentabilidade financeira, esta cidade também se destaca entre os mais de cinco mil municípios brasileiros ocupando a 42ª colocação. A gestão local é reconhecida, ainda, no estudo sobre a execução do orçamento. Feira mais uma vez aparece na seleta lista das 50 melhores cidades, repetindo o 42º lugar.

Cidades de grande porte

Quando não conquistou posição na relação das 50 melhores cidades do país, Feira de Santana obteve destaque em um outro ranking importante, o das cidades de grande porte, com população superior a 200 mil habitantes. O estudo segmenta os dados em outras duas categorias, médio e pequeno porte.

Na avaliação sobre a área de habitação, por exemplo, a Austin Rating classifica Feira de Santana, entre as grandes cidades brasileiras, na 6ª colocação. A análise sobre a aplicação de recursos em saúde e educação registra Feira de Santana na 23ª posição.

A análise da economia dos municípios utilizou como dados o PIB municipal, PIB per capita, carga tributária, comércio exterior, frota de veículos, população economicamente ativa e rendimento médio. Nos indicadores sociais, foram analisados itens como demografia, habitação, qualidade de vida, saúde, risco juvenil, vulnerabilidade e educação.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br