Vereador Pablo Roberto apresenta defesa do projeto Sistema BRT Feira de Santana

Vereador Pablo Roberto defendeu o defendeu a importância do projeto BRT para a cidade.

Vereador Pablo Roberto defende a importância do projeto BRT para a cidade.

Em pronunciamento na manhã desta terça-feira (22/09/2015), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador peemidebista Pablo Roberto chamou a atenção para os discursos que estão sendo feitos pela oposição sobre a implantação do BRT em Feira de Santana. O edil defendeu a importância do projeto para a cidade, salientando que a iniciativa é muito mais ampla e maior do que essa discussão que está sendo feita acerca dos corredores que serão implantados.

“Precisamos continuar discutindo o projeto, mas não vamos ficar refém desse discurso da oposição. Dentro do projeto BRT existe um arrojado plano, que é o plano de mobilidade que a nossa cidade sonha há muitos e muitos anos e isso não tem sido discutido. A oposição tem usado o discurso e tem feito o enfrentamento apenas com algumas questões, sobretudo com o que diz respeito a retirada das árvores. E eu acho importante colocar isso, porque não podemos perder mais a oportunidade de conversar com a população acerca de tudo isso que vem acontecendo”.

Pablo explica que o projeto cumpriu todas as condicionalidades exigidas pelo Governo Federal e pela Caixa Econômica Federal e que o Governo Federal não iria cometer o erro de autorizar que o governo municipal, o qual cumpriu todas as condicionalidades exigidas, iniciasse uma obra de quase 100 milhões de reais.

“Não é assim que funciona a administração pública, o dinheiro não está lá no cofre e o prefeito mete a mão e paga como ele quer não. Uma vez o projeto apresentado no governo federal e no Ministério das Cidades, quando o contrato é assinado, o Ministério das Cidades institui no município uma comissão mandatária, que no caso de Feira de Santana é uma comissão constituída por funcionários de carreira da Caixa Econômica Federal, e a partir daí dessa comissão instituída, todas as ações relacionadas ao BRT, mudança e adaptações, nada acontece sem que seja através dessa comissão. Todos os projetos que estão em execução em feira de Santana, eles foram em sua totalidade aprovados pela comissão mandatária da Caixa Econômica Federal.

Para o edil “esse projeto vai acontecer não somente apenas porque o prefeito quer ver um trânsito melhor, porque ele quer ver as condições de mobilidade melhor, não apenas porque o governo federal, através do programa de Aceleração do Crescimento, que a presidente Dilma tanto falou, que o governador Rui Costa veio a Feira e aplaudiu, quando participou do anúncio das obras do BRT. Esse projeto vai acontecer porque é uma necessidade do povo de nossa cidade que não suporta mais viver em uma cidade com o trânsito e com o transporte da forma que está”.

Respondendo as críticas do vereador Edvaldo Lima (PP) sobre a localização do projeto, Pablo explica que para a implantação na região do Tomba, estima-se que precisaria além dos 100 milhões, ter algo em torno de mais de 200 milhões de reais só para fazer o processo de apropriação daquela região da João Durval até o Tomba.

“Quando o vereador Edvaldo Lima coloca aqui o fato de que deveria ser na região do Tomba porque atende, isso não convence ninguém, até porque vossa excelência está falando de algo que não tem conhecimento. Nós não teríamos condições e capacidade financeira. Todos conhece o perfil administrador do prefeito, o quanto ele é responsável e equilibrado no que diz respeito as contas públicas, tanto é que várias cidades do Brasil inteiro vivenciam crise financeira e Feira tem tido condições de tocar a política local, de tocar sua política econômica fazendo com que Feira de Santana não fique no desequilíbrio, não tenha obra parada. O município funciona de forma equilibrada e isso é responsabilidade fiscal e compromisso de gestão”.

Pablo frisou o campo político partidário que a oposição tem levado com as críticas ao BRT, explicando a questão das retiradas das árvores da avenida Getúlio Vargas.

“Nós, todos os vereadores que estão aqui presentes, o prefeito também, sabemos o que está por trás de tudo isso e a semana passada isso veio a tona através do áudio vazado pelo waths app. Eu quero dizer que as pessoas estão preocupadas e isso eu estou apenas reafirmando, o que nós escutamos, isso ficou muito claro que a oposição esta muito mais preocupada em fazer com que tenha o segundo turno. Acredito que o BRT, mobilidade e tantas outras discussões que fazem parte do crescimento de Feira de Santana tem que estar acima destas questões políticas. E o BRT volto a afirmar vai acontecer e nós precisamos conversar mais com as pessoas para tentar desmistificar a todo momento essa falsa ilusão da derrubada de 200 ou 300 árvores como estão falando. Hoje eu conversei com secretário Brito e Luciana Flores e com o secretário de gestão, Ozenir e já são menos de 140 árvores que serão desplantadas, que sairão da Getúlio Vargas e irão para o Parque da Cidade. Então nós precisamos discutir e passar a verdade. O prefeito José Ronaldo que conhecemos que já tem mais de 40 anos de vida pública, que foi vereador, deputado estadual, federal e esta no seu terceiro mandato como prefeito e que mora há mais de quarenta anos no mesmo endereço em Feira de Santana, que tem pretensões políticas de continuar ajudando Feira de Santana, jamais colocaria suas digitais em um projeto em que ele não acredita e que não tenha elementos para colocar em prática desse projeto”, finalizou Pablo Roberto.”

Outras publicações

Prefeitura de Feira de Santana encaminha Lei de Diretrizes Orçamentária 2016 Reinaldo Miranda e Carlos Brito. Na última sexta-feira (15/05/2015), o secretário municipal de planejamento, Carlos Brito, esteve no gabinete da pre...
Secretário Habitação acompanhou as obras em andamento nos bairros Papagaio e Pedra do Descanso O Secretário Municipal de Habitação, Magno Felzemburgh, acompanhou na manhã de terça-feira (13/04/2010), as obras em andamento nos bairros Papagaio e ...
Bahia – Eleições 2014 | Liderança rural feirense defende nome de Rui Costa José Ferreira Sales (Zé Grande) defende continuidade da política agrícola com eleição de Rui Costa. Habitação rural, assistência técnica para os tra...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br