Vereador alerta que candidatos tem até o dia 2 de outubro para ingressar em um partido e concorrer nas eleições de 2016

Vereador José Carneiro Rocha alerta para prazo de filiação.

Vereador José Carneiro Rocha alerta para prazo de filiação.

O vereador José Carneiro, em pronunciamento na Câmara Municipal de Feira de Santana (CMFS) na quarta-feira (23/09/2015), externou preocupação dos seus pares com o período para filiação partidária. “Quando tem preocupação das filiações partidárias e posições políticas dos vereadores desta Casa, temos que reconhecer que o presidente desta Casa tem tido uma preocupação grande, quero apenas discordar de que segunda-feira é tarde demais para conversarmos com o prefeito, pois o prefeito vai se reunir com todos os vereadores de bancada e, com certeza, tudo isso vai estar na pauta para uma discussão maior”.

Ele acrescentou: “o alvoroço é que dizem que a presidenta vai vetar a proposta aprovada pelo Congresso (Senado e Câmara), que propõe prazo apenas de seis meses para filiação partidária. E aí, se realmente for vetado, tem que se preocupar, porque temos apenas até o dia 2 para resolver essas questões”.

Vereador comenta sobre PTN

Observando a fala do colega, o vereador David Neto comentou a situação do PTN. “O partido PTN, como temos aqui nesta Casa o vereador Roque, Tom, Welligton Andrade, que está na Secretaria de Agricultura, mas também faz parte do PTN, temos que procurar uma direção certa, mas o PTN foi para o outro lado, a nossa proposta, na época, era pedir desfiliação porque mudou a direção sem avisar aos vereadores. Como podemos acompanhar? Temos que acompanhar quem nós ajudamos a eleger, se existir alguma coisa, temos que migrar para outro partido, não podemos acompanhar outro partido que saiu da lógica de pensamento, saiu da base do prefeito José Ronaldo”, afirmou.

Vereador comente sobre atuação no PP

O vereador Edvaldo Lima (PP) pediu mais transparências dos governos federal, estadual e municipal nas ações políticas. “Primeiro, quero falar ao líder do Governo, vereador José Carneiro, que não sou filiado ao PT e sim ao PP. A coligação entre esses partidos é feita pela majoritária, não passa pelo vereador Edvaldo Lima. Quando Vossa Excelência fala ‘minha presidente’, ela é presidente de todos os brasileiros. Não adianta o líder querer jogar em mim a culpa das mazelas que o Governo Federal tem cometido”, pontuou Edvaldo.

O edil lembrou que o povo brasileiro não está satisfeito com os problemas ocorridos na política nacional e pediu mais transparência por parte dos governantes. “Queremos ética e moral, e isso peço também ao Governo Municipal, que agora tem o Ministério Público investigando as cooperativas. Todos sabem que vários funcionários da Secretaria de Obras foram afastados por corrupção, corrupção que também está acontecendo na SMTT. Este Governo também é nosso, pois governa nossa cidade e o povo quer transparência”, disse.

Em aparte, o líder governista lembrou que o PP, partido que Edvaldo é filiado, é o que tem o maior número de candidatos cassados e presos pela operação Lava Jato. “E quando Vossa Excelência fala que o MP está investigando uma secretaria em Feira, esquece que o juiz Sérgio Moro está mandando para a cadeia envolvidos na roubalheira do Petrolão, Mensalão e em breve do BNDES”, defendeu Carneiro.
De volta com a palavra, Edvaldo afirmou que se o Ministério Público instaurou inquérito para apurar supostas irregularidades em uma determinada cooperativa é porque há indícios de corrupção e suborno. “Mas, não vi o Município apurando supostas irregularidades na SMTT”, avaliou.

Também em aparte, o parlamentar Pablo Roberto (PMDB) afirmou que em tantos pronunciamentos que ouve do colega Edvaldo, ainda não conseguiu identificar sua posição política. “Faz críticas a Ronaldo, Governo do Estado e Município, porém não apresenta qual o modelo e alternativa que defende”, observou.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br