Trabalho do Núcleo de Prisão em Flagrante, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, virou destaque nacional

O trabalho do Núcleo de Prisão em Flagrante, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, virou destaque nacional em reportagem veiculada pela TV Justiça, com sede no Supremo Tribunal Federal.

A audiência de custódia realizada nesta segunda-feira (14/09/2015), na sede do Complexo Prisional da Mata Escura, é um dos destaques de um dos próximos programas, disponível nas principais operadoras de tevê por assinatura, antena parabólica e também no endereço www.tvjustica.jus.br.

Durante as gravações, o juiz Eduardo Augusto Leopoldino Santana concedeu o benefício de responder em liberdade ao réu Vinicius Silva Soares, acusado de guardar em sua residência um quilo da substância psicoativa conhecida popularmente por ‘maconha’.

O magistrado considerou que o réu tem residência fixa e não constam antecedentes criminais. Outros dois acusados, Mateus Santos Araújo e Marcos Cleber, foram liberados porque as prisões foram consideradas ilegais.

Trabalharam como defensor público Alessandro Moura, e o promotor foi Antonio Eduardo Cunha Setúbal. Pela TV Justiça, vieram os repórteres Andressa Caires e Henrique Camargo Ribeiro.

Um dos principais benefícios do Núcleo de Prisão em Flagrante foi acabar com a prática de manter presos custodiados em delegacias de polícia. Logo ao ser flagrado, o preso é conduzido para o núcleo a fim de ser decidido pelo juiz se poderá responder em liberdade.

O trabalho é criterioso para que se possam manter detidos apenas os que oferecem maior potencial ofensivo à ordem pública.

Com a implantação das audiências de custódia, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, o Núcleo, que já trabalhava em formato semelhante, ganhou força, graças à presença obrigatória da pessoa detida em flagrante durante a audiência.

Outras publicações

2º encontro de secretários discute operacionalização de ações para convivência com a seca na Bahia 2º Encontro de Secretários Municipais da Agricultura da Bahia. “Queremos que tudo que já foi disponibilizado, a exemplo da renegociação e prorrogaçã...
Voluntárias Sociais da Bahia realizam chá beneficente para reforma de creches Rui Costa dos Santos. As Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) realizaram um chá beneficente para venda antecipada de convites para o coquetel de aber...
Governador Rui Costa anuncia nove mil vagas de estágio para jovens baianos Evento foi marcado por performance do grupo Olodum. Durante o Fórum , que reuniu empresários, artistas e estudantes na manhã de terça-feira (25/08/2...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br