Senador Walter Pinheiro destaca potencial energético da Bahia na atração de investimentos

Senador Walter Pinheiro destacou que a atração de investimentos em setores estratégicos é um dos principais caminhos para a retomada do crescimento.

Senador Walter Pinheiro destacou que a atração de investimentos em setores estratégicos é um dos principais caminhos para a retomada do crescimento.

Neste momento de crise econômica que o País atravessa, o senador Walter Pinheiro (PT/BA), destacou que a atração de investimentos em setores estratégicos é um dos principais caminho para a retomada do crescimento. Em pronunciamento no Senado nesta terça-feira (22/09/2015), Pinheiro citou como exemplo a expansão do setor das energias renováveis no estado da Bahia.

Ele lembrou do surgimento e da rápida expansão dos parques eólicos bem como da chegada de indústria que hoje fabricam na Bahia os componentes das torres eólicas. Destacou ainda que a Bahia liderou o último leilão de energia solar na quantidade de projetos aprovados. O senador relatou que o mercado internacional está atendo ao projeto exitoso da Bahia, que poderá ser marco na retomada do crescimento regional e exemplo para o Brasil, e que a retomada do crescimento passa pelo setor. Em função disso, Pinheiro destacou que participará de uma missão para atração de investimentos neste setor, junto com o governador Rui Costa.

“No próximo dia 9 de outubro estaremos na cidade de Stuttgart, na Alemanha, com a presença do governador do Estado [Rui Costa], de diversas lideranças do setor e de [representantes da] Federação da Indústria [Fieb]. Nós teremos a oportunidade de apresentar para diversos empresários alemães o que é oportunidade de negócios de energia solar no Estado da Bahia, no Brasil, até porque também nós teremos a presença de figuras de outros Estados brasileiros a convite do Governo alemão, assim como também o governador fará uma caminhada pela Itália, apresentando também a empresários italianos essa imensa oportunidade, ou melhor, esse clarão que se abriu na economia, mas que ao mesmo tempo é o clarão, ou seja é a força do sol do Nordeste brasileiro, principalmente da Bahia, apostando numa das melhores alternativas para a geração de negócios, para a geração de oportunidades e principalmente para suprir as nossas carências”, disse.

Pinheiro destacou ainda que é possível compatibilizar num mesmo ambiente a geração de energia a partir de três matrizes renováveis: solar, eólica e a hidreletricidade. “Portanto, este é um desejo, um sonho que projetamos para frente e que não está longe de acontecer. Em Sobradinho, já começam a ser colocadas algumas placas [eólicas fotovoltaicas] sobre o lago. Em Juazeiro, ali perto de Sobradinho, nós já temos algumas experiências de placas solares nas edificações do Minha Casa, Minha Vida. Então, portanto, naquela região ali, próxima a Sento Sé, temos diversas torres de eólica já plantadas”, relatou.

Pinheiro explicou que ao trabalhar  a necessidade de cobrir a crise econômica estabelecida com a atração de investimentos, a  matriz energética é decisiva, assim como  os setores de  telecomunicações e tecnologia da informação e comunicação. “ A Bahia se preparou para esse crescimento na área de energia, na área de mineração, na petroquímica, até na indústria naval, em que estamos enfrentando uma crise brutal com o nosso Estaleiro Enseada Paraguaçu. É importante que essas medidas possam, de certa maneira, ser direcionadas para uma solução, buscando retomar o perfil de crescimento da Bahia, gerar oportunidade de trabalho, superar a crise e colocarmos a Bahia, novamente, na rota de crescimento, como vínhamos, numa escalada, diria, extremamente positiva”, concluiu.

Outras publicações

Governo da Bahia lança editais de arquitetura, urbanismo, patrimônio e museus Governo da Bahia lança editais. As inscrições para os editais setoriais de arquitetura, urbanismo, patrimônio cultural e museus da Secretaria de Cul...
Bahia – Eleições 2014: PT de Camaçari formaliza apoio a Luiz Caetano Luiz Caetano recebe apoio. O diretório do PT de Camaçari formalizou durante reunião ampliada, na manhã deste sábado (24/05/2014) o apoio ao pré-cand...
Projeto Link Aprendiz atuará em 10 Centros Digitais de Cidadania na Bahia Assinatura da parceira do projeto Link Aprendiz. Iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), em convênio ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br