Reforma Política: senador Walter Pinheiro comemora fim de doação de empresas

Walter Pinheiro comemorou a aprovação do fim de doações de empresas no âmbito da reforma política.

Walter Pinheiro comemorou a aprovação do fim de doações de empresas no âmbito da reforma política.

O senador Walter Pinheiro (PT/BA) comemorou a aprovação do fim de doações de empresas no âmbito da reforma política votada na noite de ontem (02/09/2015), no Senado. Pinheiro já vinha alertando sobre o efeito negativo do recebimento de recursos das empresas no processo eleitoral.  “Há muito tempo já estava claro que esse processo não poderia continuar. Aqui não estou falando que ninguém é santo, nem que ninguém é demônio. Agora, não dá é para ficar mais dando uma de satanás pregando quaresma”, lembrou, durante encaminhamento da votação em Plenário. O placar foi apertado: 36 votos favoráveis e 31 contrários.

O senador também é autor de Projeto de Lei (PLS 301/2015) que proíbe a doação de empresas ao processo eleitoral, mas que também prevê a criação de um teto para as doações. Ele vinha defendendo que o teto para doação deveria ser de 10% dos rendimentos da pessoa física, mas houve acordo para viabilizar a votação sem este dispositivo.

Os senadores também disciplinaram sobre vários temas, como: regras para a troca de partidos; critérios em eleições proporcionais e para a participação nos debates de rádios e Tvs; utilização de carros de som; tempo e inserção dos programas em rádio e Tv ; manutenção da realização de pesquisas eleitorais, assim como domicílio eleitoral e  voto em trânsito.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br