Recuo do PIB em 2015 poderá ser o pior em 25 anos, estima o Banco Central

Com a crise econômica, moeda brasileira perde valor de compra.

Com a crise econômica, moeda brasileira perde valor de compra.

As previsões do mercado financeiro para a economia brasileira mostram-se cada vez mais pessimistas para 2015 e 2016. De acordo com o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (14/09/2015) pelo Banco Central após pesquisa com mais de 100 instituições financeiras, especialistas estimam uma retração de 2,55% para o Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. Caso se confirme, seria o pior resultado do índice em 25 anos, desde 1990.

Esta foi a nona queda seguida do indicador só neste ano. Para 2016, as previsões também não são muito melhores. Os analistas do Banco Central estimam uma contração de 0,60% na economia do país – a sexta revisão seguida para baixo. Para se ter uma ideia, no início de 2015, a previsão dos economistas era de uma expansão de 1,8% da economia no ano que vem.

Recessão

Segundo reportagem publicada nesta segunda-feira (14/9) no portal G1, caso as previsões do Banco Central se concretizem, será a primeira vez que o Brasil registra dois anos seguidos de contração na economia – desde que se iniciou a série histórica oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1948.

Recentemente, a economia brasileira já registrou uma retração de 1,9% no segundo trimestre de 2015, em relação aos três meses anteriores. Os índices caracterizam a chamada “recessão técnica”, que ocorre quando a economia registra dois trimestres seguidos de queda. De janeiro a março deste ano, o PIB sofreu uma baixa de 0,7%.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br