Realização do Festival de Igatu foi considerada uma das mais importantes atividades culturais da região da Chapada Diamantina

Margareth Menezes apresenta projeto especial com músicas de Gil e Caetano durante edição 2015 do Festival de Igatu em Andaraí.

Margareth Menezes apresenta projeto especial com músicas de Gil e Caetano durante edição 2015 do Festival de Igatu em Andaraí.

Prefeito Wilson Paes Cardoso comemora clima pacífico e harmonioso do festival.

Prefeito Wilson Paes Cardoso comemora clima pacífico e harmonioso do festival.

O Festival de Igatu ocorrido no período de 27 a 29 de agosto de 2015, no distrito de Igatu, município de Andaraí. Foi uma das atividades culturais  considerada por seus organizadores e pelos participantes como um sucesso em todos os seus aspectos. Tendo como tema ”Arte que brota das Pedras. É Tempo de ser feliz, de fazer o bem”. O evento contou com as presenças de artistas consagrados da música brasileira, a exemplo de Margarete Menezes, Alex Cohen, Márcio Mello e Jorge Vercillo. Entre outras atrações de projeção nacional como a Confraria da Música e Banda 14 Bis.

O primeiro Festival de Igatu, na atual gestão do prefeito Wilson Paes Cardoso (PSB), aconteceu em de 2013 e a partir desta data se tornou uma tradição na região. Conforme observou Cardoso, a realização só se efetivou devido à parceria firmada entre Prefeitura Municipal de Andaraí e Governo do Estado.

“Esta parceria foi fundamental para dar o chute inicial desta atividade cultural de relevância importante para o desenvolvimento de nosso povo e região. Também contribui de forma  substancial  como elemento de incentivo a nossa maior indústria na captação de recursos da região, que é o turismo”,  garantiu Wilson Cardoso.

Paz e Amor

Boa música, muita tranqüilidade e um cenário deslumbrante, oferecido generosamente pela mãe natureza, foram os principais ingredientes que marcaram o festival. Durante os três dias de festa, tendo como local a principal praça do distrito, onde que foi implantado um grande palco. Ao longo das noites eram ocupados pelas as mais diversas apresentações artísticas. O espaço físico da praça também foi muito disputado pela aglomeração de fãs, barracas e artistas de ruas que se revezavam em apresentação de espetáculos diversos.

Outros aspectos que mereceram relevantes destaques, ao longo das festividades, foram os elevados índices de ocupações registrados nos hotéis e pousadas do município, e o amplo esquema de segurança montado que ficou a cargo e responsabilidade da Polícia Militar e Polícia da Caatinga do Estado da Bahia.  Também se fizeram presentes às festividades os prefeitos de municípios circunvizinhos, deputado estadual Zé Neto (PT), deputado federal José Carlos Araújo (PSD) e a senadora Lídice da Mata (PSB). Toda a organização do evento ficou sob os cuidados da LA Produções e do vereador de Andaraí, Edgar Passos.

Confira imagens do evento

Loading Images
wpif2_loading
14 Bis
Márcio Mello
Margareth Menezes
Margareth Menezes
Wilson Paes Cardoso
Artista de rua realiza performance com bastões de fogo durante edição 2015 do Festival de Igatu em Andaraí
Margareth Menezes
 

*Reportagem Sérgio Jones | Edição Carlos Augusto.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br