Projeto valoriza e estimula protagonismo da pessoa idosa

Projeto valoriza e estimula protagonismo da pessoa idosa.

Projeto valoriza e estimula protagonismo da pessoa idosa.

Um projeto desenvolvido com o intuito de valorizar as pessoas idosas está sendo realizado, todas as quartas do mês de setembro, na Casa da Cidadania, equipamento localizado no bairro do Beiru/Tancredo Neves, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) da Bahia. Até o final do mês, serão realizadas oficinas educativas e terapêuticas que beneficiam idosos usuários da rede de serviços socioassistenciaise de direitos da região.

Durante os encontros são abordados temas relacionados às fases do envelhecimento e perspectivas dessa etapa de vida, fomentando o empoderamento e protagonismo do idoso. A inciativa está prevista nos eixos de articulação e integração de ações de promoção e proteção social do Programa Pacto Pela Vida.

De acordo a técnica responsável pelo projeto, Tânia Maltez, foi identificada a necessidade de realizar atividades que favorecessem a participação dos idosos em grupos de convivência, como forma de combater o isolamento em que muitos se encontram.

Durante a conversa, Tânia falou à plateia sobre o complexo processo do envelhecimento que se dá desde o nascimento do indivíduo, passando pela infância, fase marcada por um desenvolvimento acelerado, e a fase madura, até chegar na fase idosa. As mudanças físicas e psicológicas causadas pelo passar do tempo também foi assunto debatido pelo grupo. “ A velhice não é necessariamente a melhor ou pior fase da vida, tudo depende da forma como encaramos essa etapa de vida”, explicou Maltez.

Umas das idosas mais assíduas do projeto, Genir Miranda, 64, se mostrou empolgada com as discussões do grupo e até levou a vizinha, Damian Silva, 62, para a atividade. “Estou gostando bastante e espero que esse projeto continue”, disse.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br