Projeto ‘Neojiba nos Bairros’ chega à Base Comunitária da Rua Nova, em Feira de Santana

Orquestra Juvenil de Feira de Santana.

Orquestra Juvenil de Feira de Santana.

O Núcleo de Prática Orquestral e Coral de Feira de Santana, uma parceria do Instituto Antônio Gasparini com o NEOJIBA, programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), inicia expansão para mais uma área de Base Comunitária de Segurança do município. Crianças e adolescentes da Rua Nova vão assistir a um concerto da Orquestra Juvenil de Feira de Santana, no próximo dia (11/09/2015). A apresentação marca o início das atividades de sensibilização dos jovens para a chegada das atividades de musicalização do projeto Neojiba nos Bairros à localidade.

A apresentação da Orquestra Juvenil, sob a regência do maestro Gileard Teixeira dos Santos, vai acontecer dia 11 (quinta-feira), às 15h30, na Escola Ernestina Carneiro, na rua Coelho Neto, s/n, bairro Rua Nova, Feira de Santana. O concerto traz músicas do repertório brasileiro e mundial, como Berimbau, de Vinicius de Morais e Baden Powell, e Danças Húngaras, do compositor J. Bramns, com arranjos de Jamberê Cerqueira.

Jovens de projetos musicais de percussão da comunidade também vão participar. “A proposta é integrar a ação do Neojiba com os projetos já existentes, valorizando e fortalecendo as iniciativas genuínas da comunidade, em diálogo com o novo”, explica Ana Vilas Boas, coordenadora do NEOJIBA. Todas as escolas da Rua Nova foram convidadas para o evento, que conta com o apoio da Base Comunitária de Segurança do bairro.

Pacto pela Vida – O primeiro projeto do Neojiba nos Bairros em Feira de Santana teve início em agosto, na comunidade George Américo, e oferece aulas de instrumentos e canto coral a cem crianças e adolescentes. O projeto foi recebido com grande expectativa da população, que já demonstrava interesse pela oferta de atividades culturais para reverter o quadro de violência que marca a história do bairro, que tem o maior índice de homicídio e tráfico de drogas no município.

O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, avalia que “este conjunto de ações do Neojiba nos Bairros em Feira de Santana responde às necessidades de fortalecimento das comunidades mais vulneráveis, no âmbito do Pacto pela Vida. Governo e instituições da sociedade civil se unem nessas ações para ampliar as possibilidades de futuro para crianças e adolescentes e para promover uma cultura de paz na Bahia”.

Feira de Santana ocupa hoje a 18ª posição na Bahia em número de homicídios de jovens a cada 100 mil habitantes, ocupando o 72º lugar no índice nacional. Esse índice cresceu 124,2% de 2008 a 2012, o que justificou a criação de Bases Comunitárias de Segurança.

NPO Feira – O Núcleo de Prática Orquestral e Coral (NPO) de Feira de Santana iniciou suas atividades em 2014, tendo já como um dos objetivos promover a iniciação musical de crianças e adolescentes. Formada a Orquestra Juvenil de Feira de Santana, esta passou de 26 integrantes para os atuais 36 e, até o final de 2015, serão selecionados mais 14 músicos para cumprir a meta de 50 integrantes para a Orquestra Juvenil, músicos que também são capacitados como jovens multiplicadores do projeto Neojiba nos Bairros. A ação é uma parceria do NEOJIBA com o Instituto Antônio Gasparini, organização não governamental sediada na cidade.

“A prática coletiva da música orquestral estimula os laços de cooperação, o sentimento de pertencimento, o senso de equilíbrio e a satisfação por um êxito coletivo, valores que, transpostos para a realidade cotidiana, correspondem a importantes pilares de desenvolvimento humano e social”, diz o diretor do Instituto Antonio Gasparini, Eduardo Brito. Juntamente com o NEOJIBA, o instituto vem intervindo na realidade da cidade através da manutenção do primeiro Núcleo de Prática Orquestra e Coral de Feira de Santana, que tem como objetivo principal a iniciação musical de crianças e adolescentes, além de formar um grupo orquestral com critérios de excelência artística.

NEOJIBA – O Programa NEOJIBA oferece possibilidade de desenvolvimento social através da música para mais de 4600 crianças, adolescentes e jovens baianos. Tendo como base a metodologia do aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 39 anos e que hoje atende mais de 400 mil jovens e crianças naquele país. O NEOJIBA aposta na prática musical em conjunto, em orquestras e corais, visando o estabelecimento de vínculos entre indivíduos através da vivência em grupo.

Agenda

O quê: Neojiba nos Bairros na Rua Nova, com concerto da Orquestra Juvenil de Feira de Santana

Quando: 11 de setembro, às 15h30

Onde: Escola Ernestina Carneiro, na rua Coelho Neto, s/n, bairro Rua Nova, Feira de Santana-BA

Outras publicações

Confira a coluna de Antonio José Larangeira de 22 de fevereiro de 2011 A candidatura de Zé Neto Ao afirmar de que “2012 somente em 2012”, quando vários oradores que estiveram na Chácara da Luta, em Feira de Santana, para...
Confira as oficinas gratuitas do Grito do Rock Feira de Santana – Edição 2014 Cartaz do Grito do Rock Feira de Santana - Edição 2014. O Grito Rock é um Festival de artes integradas realizado pelo circuito Fora do Eixo. Este an...
Final de semana violento em Feira, deixa um saldo de 7 mortos No domingo (23/01/2011) um casal foi assassinado numa residência situada na rua Salmo 40, conjunto Fraternidade, em Feira de Santana. De acordo com in...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br