Presidente do GGB celebra sucesso da 14ª Parada Gay da Bahia

Público na 14ª Parada Gay da Bahia.

Público na 14ª Parada Gay da Bahia.

A 14ª Parada Gay da Bahia, que aconteceu no último domingo (13/09/2015), encerrou oficialmente as atividades da IV Semana da Diversidade LGBT, iniciada no dia 6 de setembro, com a 2ª Paradinha Gay do Tororó, em Salvador.

Para Marcelo Cerqueira, presidente do GGB, “a IV Semana da Diversidade LGBT, já entrou para o calendário da cidade como um dos instrumentos de luta através de debates, seminários, palestras, música, dança, mostra de filmes, premiação, mostra de artes plásticas e desfile de trios elétricos. Fechando com chave de ouro a programação no domingo com a realização da Parada, ponto alto da visibilidade do movimento da comunidade e momento para chamar a atenção da população para luta contra todo tipo de preconceito. Este ano tivemos mais 800 mil pessoas nas ruas reivindicando seus direitos e celebrando conquistas da comunidade LGBT, em clima de paz, e isso é uma grande conquista para o movimento”.

A entrega do troféu do GGB, “Honra ao Mérito da Diversidade Cultural LGBT”, durante coletiva de imprensa realizada neste domingo no Foyer do Teatro Castro Alves, deu início ao último dia da IV Semana da Diversidade LGBT.

A honraria foi oferecida a Suprema Corte dos EUA, representada pela Adida de Educação e Cultura do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Beata Angélica, e ao site Facebook.

Na ocasião estiveram presentes o secretário de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, José Geraldo Reis, representando o governador Rui Costa, Jorge Portugal, secretário de Cultura do Estado da Bahia, o Diretor Superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Olívia Santana, o presidente do Grupo Gay da Bahia, Marcelo Cerqueira, os padrinhos da 14ª Parada Gay da Bahia, Vovô do Ilê Aiyê e José Medrado, jornalistas e convidados.

A abertura do cortejo de trios da décima quarta edição do evento, que teve como tema “Respeito por direito!”, foi marcada com a execução do hino nacional pela cantora Elaine Fernades, seguido de discursos do presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, políticos e militantes da causa, brindando com  a coroação dos padrinhos da Parada.

A festa da diversidade movimentou a praça do Campo Grande no Palco Diversidade, que contou com apresentação de atores transformistas e atrações musicais. Ainda na avenida, dez trios elétricos arrastaram uma multidão pelo circuito do Carnaval, levando muita música eletrônica.

A IV Semana da Diversidade LGBT foi realizada pelo GGB e Grupo Quimbanda Dudu, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Saúde, Secretaria de Cultura, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Secretaria de Turismo e Bahiatursa, Prefeitura Municipal de Salvador, rádio Itapoan FM, site Dois Terços, Laboratório Sabin, Goethe-Institut e Consulado Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro.

Outras publicações

Governador da Bahia abre a Feira do Empreendedor nesta terça-feira (04/10) a cerimônia oficial de abertura será às 19h O governador da Bahia, Jaques Wagner, o superintendente do Sebrae Bahia e o presidente em exercício do Sebrae Nacional, José Cláudio dos Santos abrem ...
Salvador é a 22º cidade mais violenta do mundo, aponta estudo de ONG mexicana Pelo menos 14 cidades brasileiras estão entre as mais violentas do mundo. A conclusão é do estudo feito pela organização não governamental (ONG) mexic...
Agentes se preparam para ingressar no sistema penitenciário baiano Curso de formação para agentes penitenciários aprovados no concurso da Seap. Para preparar os agentes penitenciários que vão preencher as 490 vagas ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br