Prefeito destaca pecuaristas homenageados na 40ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana

Prefeito José Ronaldo durante a abertura da Expofeira 2015.

Prefeito José Ronaldo durante a abertura da Expofeira 2015.

Homenagens a personagens que contribuíram para a criação e consolidação da Exposição Agropecuária de Feira de Santana, que chega à sua 40ª edição pontuaram a solenidade de abertura da Expofeira, na tarde deste domingo, 6. Foram lembrados Antônio Florisvaldo Tarzan Lima, Arzênio Barreto e Coriolano Carvalho Pacheco, mais conhecido como Cori Neto, todos referências nas suas áreas de atuação.

“Foram homens inesquecíveis e que participaram ativamente não apenas das realizações da Expofeira, mas do seu crescimento, da sua consolidação”, afirmou o prefeito José Ronaldo de Carvalho. “Conheci todos os três e acompanhei o trabalho realizado por todos, que é digno de todos os elogios, porque não apenas contribuíram para o engrandecimento da Expofeira, mas para a apuração genética dos animais”.

Arzênio Barreto se destacou na criação de cavalos de raça, vários deles campeões em exposições realizadas em todas as regiões do país. Além de uma placa, o espaço onde são realizados os julgamentos dos equinos ganhou o seu nome. Alessandra Paim, filha do homenageado, lembrou que o agropecuarista vivia intensamente a Expofeira e a sua dedicação foi decisiva para que a mostra de equinos ganhasse relevância.

“Quando entro no Parque de Exposição A sensação que tenho é que vou encontrá-lo aqui”, afirmou Liliane de Carvalho, filha de Cori Neto, que agradeceu a homenagem em nome da família. Cori, mestre nos pincéis, foi o pioneiro na criação de pônei na região. Neste ano mais de cem animais estão presentes no Parque. “Onde quer que ele esteja vai estar contente com esta homenagem”. A Casa do Criador, a partir deste ano, terá o seu nome.

Referência no melhoramento genético da raça nelore em todo estado, Antônio Florisvaldo Tarzan Lima foi o terceiro homenageado do dia. O filho dele, Antônio Tarzan Filho, lembrou que o pecuarista sempre acreditou na Expofeira e na criação e melhoramento das linhagens do nelore. “São mais de 40 anos de seleção da raça nelore na caatinga”. A pista de julgamento de bovino vai prestar-lhe homenagem, com a adoção do seu nome.

O secretário de Agricultura, Wellington Andrade, lembrou o trabalho realizado pelos homenageados. “Foram pecuaristas que se dedicaram à realização dos seus sonhos. E conseguiram”.

Enfatizou que todos viveram a Expofeira e acompanharam o seu desenvolvimento. Afirmou que a 40ª Expofeira vai superar os desafios impostos pela situação da economia. “O campo é o setor que se destaca dentro do nosso cenário econômico. E aqui não será diferente, porque apenas com investimentos se pode enfrentar e vencer o problema”.

Estiveram presentes à solenidade secretários municipais, vereadores e o deputado estadual Carlos Geilson, mais pecuaristas e expositores.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br