Papa Francisco diz que futuro da igreja exige compromisso dos fiéis leigos

Papa Francisco: “Trata-se de uma história que nos fala de gerações e gerações de católicos comprometidos, que saíram para as periferias a fim de construir comunidades de culto, de educação, de caridade e de serviço à sociedade inteira".

Papa Francisco: “Trata-se de uma história que nos fala de gerações e gerações de católicos comprometidos, que saíram para as periferias a fim de construir comunidades de culto, de educação, de caridade e de serviço à sociedade inteira”.

O Papa Francisco deixou Nova York na manhã de sábado (26/09/2015) e foi para a cidade de Filadélfia, onde presidiu a celebração eucarística na Basílica de São Pedro e São Paulo.  Ao chegar, Francisco foi acolhido por um grupo de crianças e famílias no patamar da basílica. No interior estavam presentes cerca de 2 mil fiéis, além de 500 na capela lateral. Durante o sermão, o papa disse que o futuro da Igreja Católica na sociedade exigirá um compromisso cada vez mais ativo por parte dos fiéis leigos, ou seja, aqueles que não são ordenados sacerdotes.

Segundo ele, promover nos fiéis o senso de responsabilidade sobre a missão da igreja é um desafio. “Um dos grandes desafios, nesta geração, é promover, em todos os fiéis, o sentido de responsabilidade pessoal pela missão da igreja e torná-los capazes de a cumprir”, declarou. Francisco também falou sobre a história da igreja na Filadélfia, que fica no estado norte-americano da Pensilvânia e foi a primeira capital dos Estados Unidos.

“Trata-se de uma história que nos fala de gerações e gerações de católicos comprometidos, que saíram para as periferias a fim de construir comunidades de culto, de educação, de caridade e de serviço à sociedade inteira. Tal história é visível nos muitos santuários espalhados por esta cidade”, disse.

Após a cerimônia religiosa,, o papa e foi para o Seminário São Carlos Borromeu, onde ficará hospedado até o fim de sua viagem aos EUA. Ainda esta tarde ele participará do encontro Liberdade Religiosa, com a comunidade hispânica e outros imigrantes, no Parque Histórico da Independência Nacional. Ele encerrará suas atividades à noite, com uma vigília de oração durante o 8º Encontro Mundial das Famílias, no Parque Benjamin Franklin.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br