Palestra na FTC Feira de Santana demonstra impacto da especialização na carreira profissional

Diretor Cristiano Lôbo, coordenadora de Pós-graduação da FTC.

Diretor Cristiano Lôbo, coordenadora de Pós-graduação da FTC.

Quebrar mitos e abrir leques de atuação profissional, planejar os caminhos a percorrer, aproximar conhecimentos teóricos e práticos e se especializar. Estas são algumas ações básicas para o sucesso profissional, citadas pelo professor e coach André Kaerch, em palestra na abertura de novas turmas de pós-graduação na FTC Feira. Ele falou sobre Os Desafios da Carreira para um público de mais de 200 pessoas, entre estudantes, professores e coordenadores de cursos.

A necessidade de atender as exigências do mercado, que está em evolução permanente, foi destacada por André Kaerch, coordenador do curso de graduação em Administração e dos cursos de pós-graduação na área de Gestão da instituição, no 1º Open Meeting. Ele falou sobre as mudanças ocorridas de 1970 até os dias atuais. “Antes bastava a graduação e as pessoas levavam mais de 30 anos sem estudar. Hoje é cada vez mais preciso se especializar no conhecimento”, frisou.

O planejamento e a ação são fundamentais para o crescimento profissional, com disciplina, foco e comprometimento, ensinou o professor, defendendo a educação continuada como forma de acompanhar as constantes mudanças do mercado e criar oportunidades. André Kaercher acredita que é possível unir a vida acadêmica e a capacidade empreendedora e, ao mesmo tempo, ganhar dinheiro. Mas para isso, alertou, é necessário “buscar fontes de motivação contínua”.

Para o professor Cristiano Lôbo, diretor da FTC Feira, a educação continuada é realmente o melhor caminho para garantir espaço em um mercado cada vez mais exigente. “O maior investimento é o conhecimento”, afirmou, citando como exemplo o próprio André Kaerch, que foi aluno da primeira turma de Administração da Faculdade. “O melhor de tudo é constar que ex-alunos estão no mercado, inclusive ocupando lugar de destaque” observou o diretor.

O objetivo do 1º Open Meeting no lugar de uma aula inaugural formal, segundo a coordenadora de Pós-Graduação Marcly Pizzani, foi possibilitar um momento de interação e, ao mesmo tempo, “mostrar que a especialização é o ponto de partida para a inserção profissional no mercado de trabalho”. A ideia agradou a administradora recém-formada Jaci Santos, que estuda para concurso enquanto decide o curso de pós-graduação. “Hoje aprendi que posso me especializar em outras áreas de conhecimento”, disse.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br