Oitava edição do FilteBahia promove diversidade e teatro de grupo

Cenas do Espetáculo Pedro de Valdivia, Companhia Tryo Teatro Banda (Chile).

Cenas do Espetáculo Pedro de Valdivia, Companhia Tryo Teatro Banda (Chile).

O teatro volta a ser destaque na cena cultural baiana entre os dias 11 e 20 de setembro de 2015 com a realização do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia 2015. Durante esse período, 46 apresentações serão realizadas em seis teatros da cidade. Além dos espetáculos com importantes grupos teatrais e artistas locais, nacionais e internacionais de países como Chile, Costa Rica e Cuba, a 8ª edição traz uma série de novidades, como o Corredor de Arte na Rua, que levará espetáculos para o Farol da Barra no sábado, 19, das 09 da manhã até as 20 horas.

As cidades de Ilhéus e Camaçari também receberão atrações do Festival. O Festival será aberto com a apresentação do espetáculo Fishman, do Grupo Bagaceira (Ceará), no dia 11, às 20 horas no Teatro Vila Velha.

Também será realizada uma mostra de diversidade estética-conceitual com espetáculos que exploram o conceito de sexualidade, gênero, as relações interpessoais. “A mostra é centrada, sobretudo, nas questões que atingem a nossa sociedade na atualidade. Esteticamente, joga com a musicalidade na cena, primando principalmente pelos trabalhos e as produções em grupos de ações continuadas dentro do continente latino americano”, explica o diretor artístico e organizador do festival, Luis Alonso.

Com ingressos a preços populares, os espetáculos estarão nos teatros Vila Velha, Teatro do ICBA (Goethe-Institut), Martim Gonçalves, Xisto Bahia, Centro Cultural Barroquinha e Gregório de Matos, além das apresentações ao ar livre.

Além das apresentações teatrais, a programação do Festival conta ainda com inúmeras atividades formativas, voltadas para pesquisadores, acadêmicos, diretores, atores e estudantes de teatro, com vivências artísticas, intervenções, cursos e demonstrações de trabalho. Durante o Festival, será realizado o Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste (NORTEA) e a Plataforma Internacional Cênica da Bahia, onde serão veiculadas as produções locais, promovendo a circulação destas em eventos nacionais e internacionais.

“O Filte insere a Bahia na rota dos grandes festivais internacionais de artes cênicas. A proposta é promover as produções dos países latino-americanos, fortalecer o teatro de grupo, estimular a formação de plateia e flexibilizar o acesso do público ao teatro”, afirma Luis Alonso.

Organizado pelo Oco Teatro Laboratório, com a produção e realização da Carranca Produções Artísticas e Aude Produções, o Filte conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do projeto Eventos Calendarizados e da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

A programação completa pode ser conferida no www.filte.com.br

Mostra Internacional de Teatro Baiano

A Mostra Internacional de Teatro Baiano busca dar visibilidade ao teatro baiano e viabilizar a sua exportação para outros estados do Brasil e outros festivais do mundo. “A mostra reúne espetáculos locais de qualidade, que estarão em contato com programadores de Festivais presentes no evento”, esclarece Luis Alonso.

Agenda

Data: de 11 a 20 de setembro de 2015

Locais: Teatro Vila Velha, Teatro do ICBA (Goethe-Institut), Martim Gonçalves, Xisto Bahia, Centro Cultural Barroquinha e Gregório de Matos, além de Farol da Barra.

Outras publicações

Salvador: festival de Música Educadora FM 2014 prorroga inscrições Cena do show do XI Festival Música Educadora FM. O XII Festival de Música Educadora FM – 2014 prorrogou suas inscrições até o dia 30 de julho de 201...
Governador Jaques Wagner participa do voo inaugural de Salvador para Paulo Afonso Voo inaugural de Salvador para Paulo Afonso. Mais uma linha aérea, agora entre Salvador e Paulo Afonso, no norte do estado, passa a atender baianos ...
Restaurante Popular do Comércio não funciona nesta segunda-feira Devido a problemas de vazamento de água do imóvel localizado em cima do Restaurante Popular do Comércio, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Comb...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br