Oi investe R$ 105 milhões na Bahia no primeiro semestre de 2015

A Oi investiu cerca de R$ 105 milhões na Bahia, no primeiro semestre de 2015, sendo R$ 56 milhões apenas no segundo trimestre.

A Oi investiu cerca de R$ 105 milhões na Bahia, no primeiro semestre de 2015, sendo R$ 56 milhões apenas no segundo trimestre.

A Oi investiu cerca de R$ 105 milhões na Bahia, no primeiro semestre de 2015, sendo R$ 56 milhões apenas no segundo trimestre. A operadora está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé Operações, Engenharia e TI, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todas as regiões. Entre janeiro e julho de 2015, a companhia instalou mais de 11 mil portas de acesso à internet banda larga no estado. Neste período, também foram implantados 18 novos sites de telefonia móvel 2G e 3G. Os sites são os locais onde ficam as antenas que realizam a transmissão do sinal do telefone celular.

Com uma estratégia de investimento focada no uso mais eficiente dos recursos, a Oi tem conseguido aumentar a capacidade de infraestrutura de transporte, elevar a velocidade da banda larga e melhorar a qualidade da rede móvel desenvolvendo projetos estruturais, que ampliam a capacidade da rede e permitem atender ao aumento constante do tráfego de dados. No segundo trimestre, do total de investimento realizado no país pela Oi, 88% foram destinados à expansão da rede. Entre os projetos em curso, está a construção de uma nova malha de transmissão que interliga atualmente 12 capitais do nordeste ao sul do Brasil, com mais de 30 mil quilômetros de fibras óticas, que assegura a capacidade de transporte para todo o trafego de dados.

A Oi  continua focada em suas prioridades estratégicas: realizar um turnaround operacional sustentável, reduzir o consumo de caixa e a alavancagem, melhorar a governança corporativa, e retornar à geração de caixa para um cenário positivo no médio prazo. A companhia está construindo um turnaround operacional sustentável, transformando sua base de custos ao mesmo tempo em que melhora sua infraestrutura.

Os resultados dessa estratégia já começaram a aparecer.  A companhia fechou o segundo trimestre do ano com um lucro líquido consolidado de R$ 671 milhões. O EBITDA de rotina das operações no Brasil alcançou R$ 1,82 bilhão, apresentando crescimento de 10,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior, reforçando o guidance da companhia. A margem EBITDA de rotina das operações brasileiras alcançou 27,7%, contra 23,7% no segundo trimestre de 2014, com alta de 4,1 pontos percentuais.  Além disso, a Oi registrou uma redução do opex  ( custos operacionais ) de 10,5% no trimestre contra igual período do ano passado. Apesar da queda nos investimentos, a rede tem apresentado bons indicadores, tanto em termos absolutos quanto relativos, à medida que os principais projetos vêm evoluindo mais rápido do que o previsto e abaixo do orçamento.

Um dos destaques apresentados pela Oi no trimestre foi o crescimento anual de 3,5% da receita de clientes, sustentado pelo aumento de 51% da receita de dados, que atingiu R$ 709 milhões. A receita de dados representa atualmente 40% da receita total de clientes. Este desempenho foi impulsionado pelo esforço da companhia em aumentar a penetração de aparelhos 3G e 4G na base – atualmente em 54% – e em migrar usuários 2G para a rede 3G, que tem maior capacidade para atender à demanda crescente por dados. Tudo isso levou a mais um trimestre de crescimento em recargas no pré-pago. O uso de dados é também responsável pela melhoria de 7,4% ano contra ano no ARPU do segmento pós-pago.

Na Bahia, a Oi registrou aumento de 29% na base de clientes de TV por assinatura, no segundo trimestre do ano, em relação a igual período do ano passado.  Além da TV paga, a Oi apresentou também crescimento de 5% no número de clientes no segmento pós pago. No Estado, a operadora fechou o trimestre com cerca de 4.2 milhões de clientes no segmento de telefonia móvel (pré-pago e pós pago).

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