Ministério Público Federal inaugura sede própria em Feira de Santana

Sede do Ministério Público Federal (MPF) é inaugurada em Feira de Santana.

Sede do Ministério Público Federal (MPF) é inaugurada em Feira de Santana.

Políticos, representantes do MPF e da Polícia Federal descerram placa inaugural da sede do MPF em Feira de Santana.

Políticos, representantes do MPF e da Polícia Federal descerram placa inaugural da sede do MPF em Feira de Santana.

Durante a solenidade, o procurador-chefe do MPF/BA, Pablo Barreto, destacou a importância do investimento na sede do órgão para melhor atender os 47 municípios que fazem parte de sua área de atribuição. Barreto agradeceu a todas as pessoas que se empenharam em conseguir recursos para reformar e adequar a estrutura do prédio do órgão, adquirido com recursos próprios em 2008, e àquelas que, este ano, destinaram recursos para a aquisição de terreno para assegurar uma futura expansão da sede.

“Em tempos de crise econômica, nós temos a certeza que a sede que ora se inaugura, foi um investimento público e não uma simples despesa. Aqui, a população encontrará uma ótima estrutura de atendimento ao público, e verá que as questões de atribuição do Ministério Público Federal serão tratadas de forma célere, eficiente e efetiva, podendo a sociedade esperar o fiel cumprimento da missão constitucional imputada ao MPF, notadamente a promoção da Justiça, da cidadania, do combate ao crime e à corrupção”, afirmou Barreto.

Procurador do MPF em Feira de Santana Claytton Ricardo de Jesus Santos falou da importância da PRM no município, principal centro urbano, educacional, econômico, cultural e comercial do interior da Bahia e que exerce influência sobre centenas de municípios do estado. Santos agradeceu o empenho de membros e servidores que estiveram engajados na reforma do prédio. “Percebe-se, pois, que a nova sede do MPF em Feira de Santana é uma obra coletiva, talhada pelo suor e dedicação de várias pessoas (membros e servidores), o que torna o seu alicerce mais robusto”, disse. Também são procuradores do MPF em Feira de Santana, Marcos André Carneiro Silva e Samir Cabus Nachef Junior.

Além do procurador-chefe do MPF/BA, dos procuradores do MPF em Feira de Santana e dos procuradores da República Oliveiros Guanais de Aguiar Filho e Vanessa Cristina Gomes Previtera Vicente, que oficiam em Salvador, diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 5ª Região, Alberto Bastos Balazeiro; o juiz Federal da Subseção Judiciária de Feira, Eudóxio Cêspedes Paes, e o presidente da Câmara de Vereadores de Feira, Reinaldo Miranda Vieira Filho. Também estiveram presentes, os chefes da Procuradoria Seccional da Fazenda Nacional, da Controladoria-Geral da União e da Procuradoria Federal no Estado da Bahia, além de representantes da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal, da Procuradoria da União, da Superintendência do Patrimônio da União e da Defensoria Pública da União.

A sede

A PRM foi instalada em 2006 provisoriamente em salas emprestadas pela Justiça Federal e pelo Ministério Público do Estado da Bahia. O procurador da República Vladimir Aras foi o primeiro a atuar na PRM, durante os anos de 2006 a 2009. A partir de 2009, a PRM passou a contar com mais uma vaga de procurador, sendo conduzida pelas procuradoras da República Bartira de Araújo Góes e Vanessa Cristina Gomes Previtera Vicente. Atualmente, três procuradores desempenham seus ofícios na casa: Claytton Ricardo de Jesus Santos, Marcos André Carneiro Silva e Samir Cabus Nachef Junior.

Com três pavimentos, a PRM conta com área total construída de 640,72 m2 e 525,02 m2 de área útil. No local funcionava antes um escritório comercial. Entre outras áreas, o espaço abriga no térreo o protocolo, o cartório, a sala do cidadão, um auditório para 19 pessoas, além de arquivo, copa, estacionamento coberto, elevadores e banheiro de uso geral e acessível. Pisos táteis também foram colocados na PRM para facilitar a locomoção de pessoas com necessidades especiais. No primeiro e segundo andares estão distribuídos os gabinetes dos três procuradores da República, sendo que no primeiro andar estão parte dos setores administrativos, a exemplo das Coordenadorias Administrativas, de Informática e Almoxarifado.

Dez Medidas Contra a Corrupção – Na inauguração da PRM, o MPF também colheu assinaturas e divulgou a campanha Dez Medidas Contra a Corrupção. Pablo Barreto falou da importância da campanha e convidou os presentes a apoiar e defender as medidas, conclamando o Congresso Nacional para que promova as alterações necessárias para prevenir e reprimir a corrupção de modo adequado. “Nós precisamos do seu apoio para a aprovação das Dez Medidas. O projeto das Dez Medidas, de iniciativa popular, precisa recolher 1,5 milhão de assinaturas”, disse. Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.10medidas.mpf.mp.br.

Outras publicações

Novo líder de Tarcizio; novos servidores; pontos de vista de Jr; Dario e Sylvia; e falecimento Antônio Maurício Santana de Carvalho assume liderança do governo Pimenta na Câmara Municipal. Sylvia e Dario Mascarenhas Neto II. Antônio San...
Presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana pede apoio da imprensa na divulgação da sessão da Câmara Itinerante no Bairro do Tomba O vereador Correia Zezito e o presidente Reinaldo Miranda (Ronny - PSDB) durante encontro com a imprensa. Na manhã de quarta-feira (03/06/2015), a i...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 11 de Julho de 2014 Pinturas inglesas na Bienal As telas de pintores ingleses doadas pelo jornalista Assis Chateaubriand para ao Museu Regional de Feira de Santana, que ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br