Mata de São João: Lenine apresenta show no projeto ‘Tamar’ da Praia do Forte

Cantor, produtor e arranjador, Lenine.

Cantor, produtor e arranjador, Lenine.

O cantor, produtor e arranjador, Lenine estará na Praia do Forte no próximo dia 9 de outubro de 2015, a partir das 20h, no espaço cultural do Centro de Visitantes do Projeto TAMAR. O artista pernambucano participa do lançamento do clipe que canta a conservação das tartarugas marinhas no Brasil. Com direção de Luciano Calazans, 20 artistas, carinhosamente apelidados de “nossas feras” pelo fundador e coordenador do TAMAR, Guy Marcovaldi, participam da festa com nomes como Ricardo Chaves, Saulo, Xangai, Gerônimo, Luciano Calazans, Chico Martins (autor da música Bichos do Mar junto com Guy Marcovaldi), Sergival, Ana Mametto, Yacoce Simões, Marcela Martinez, Marcos Clement, Daya Words e banda Casco Cabeça.

Lenine: Com mais de 30 anos de carreira, dez discos lançados, dois projetos especiais e inúmeras participações em álbuns de outros artistas, Lenine já teve suas canções gravadas por nomes como Elba Ramalho, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, O Rappa, Zélia Duncan, entre tantos outros. O artista ganhou cinco prêmios Grammy Latino, 2 APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), nove Prêmios da Música Brasileira e já se apresentou em dezenas de países em suas rotineiras turnês internacionais, que também o levaram a alguns dos maiores festivais de música do mundo.

O Clipe: Com imagens e áudio gravados em praias de 8 estados brasileiros, bateria do maestro Nacho Mena no Chile, e a participação de biólogos, oceanógrafos, veterinários, membros das comunidades costeiras e outras pessoas que trabalham para proteger as tartarugas, além de muitos artistas, o clipe traduz a essência do Movimento Tamarear, que representa a força da música em defesa da natureza e das tartarugas marinhas. “Nossos bichos do mar, nossas feras, se entregaram e mergulharam no projeto. Cantamos para celebrar a nova geração de tartarugas a ocupar nossas praias, porque salvar nós já salvamos, e as tartarugas não desapareceram. Agora, precisamos continuar trabalhando para que elas possam completar seu ciclo de vida”, revela  Marcovaldi.

As tartarugas marinhas que hoje se reproduzem no Brasil precisam prosseguir em um mundo cheio de perigos, e por isso esses animais ainda ameaçados de extinção precisam do apoio de toda a sociedade. Redes de pesca, anzóis, fotopoluição e a poluição dos oceanos, além das mudanças climáticas, são seus principais inimigos e podem interromper a chance de recuperação das cinco espécies que ocorrem no nosso país. Acesse www.tamar.org.br para saber mais sobre a conservação das tartarugas marinhas e como todos podemos protegê-las.

Projeto TAMAR:  Criado há 35 anos, o Projeto TAMAR é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-TAMAR. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. Desde 1983, o Projeto TAMAR tem o patrocínio oficial da PETROBRAS, através do programa PETROBRAS Socioambiental; o apoio do Bradesco e nos nove estados brasileiros onde atua, recebe diversos apoios locais.

Movimento Tamarear

Mais que um neologismo, Tamarear é um verbo de primeira conjugação, cujo significado traduz toda ação em defesa da natureza e das tartarugas marinhas através da música. Nasceu como parte dos eventos comemorativos dos 30 anos do Projeto Tamar, em 2010. Chamava-se, então, 30 Anos de História para Cantar. Deu certo, tornou-se uma atividade permanente e ganhou esse novo nome, criado por Lenine e cantado por Milton Nascimento. Todas as músicas são inéditas e têm como temas principais o ciclo de vida das tartarugas marinhas, a conservação da natureza e a história das pessoas e das comunidades que apoiam o TAMAR.

Juntos pelos Bichos do Mar!

Evento de lançamento do clipe musical com: Lenine, Ricardo Chaves, Saulo, Xangai, Gerônimo, Luciano Calazans, Chico Martins (autor da música Bichos do Mar junto com Guy Marcovaldi), Sergival, Ana Mametto, Yacoce Simões, Marcela Martinez, Marcos Clement, Daya Words e banda Casco Cabeça.

Agenda

Local: Centro de Visitantes TAMAR Praia do Forte, Mata de São João/BA

Data: 09/10/2015(sexta-feira)  Horário: 17 horas (soltura de bichos do mar na praia ao lado do TAMAR) e 20 horas (apresentação musical).

Outras publicações

A paradisíaca Praia do Forte é palco da última edição do Ensaios Elétricos de 2015 Armandinho (último da direita) e convidados. A última edição de 2015 do Ensaios Elétrico vai ser inesquecível. Depois de Baby do Brasil, Daniela Mer...
Mata de São João – Imbassaí: edição 2015 da Semana de Arte e Cultura de Imbassaí começa neste fim de semana Vista aérea da praia e do rio Imbassaí – Litoral Norte – Mata de São João. Começa neste fim de semana a quinta edição da Semana de Arte e Cultura de...
Deputado João Carlos Bacelar diz que IMA emperra melhorias em Mata de São João O deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN) disse hoje que o Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão do governo do Estado, está extrapolando em suas...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br