Luís Eduardo Magalhães: II Festival LEM Gastronomia lança programação com mais de 60 atividades gratuitas

Chefs renomados e profissionais especializados compõe a grade do II Festival LEM Gastronomia. O evento oferece aulas-show e oficinas com certificados gratuitos. Chefs renomados e profissionais especializados compõem a grade do II Festival LEM Gastronomia. O evento oferece aulas-show e oficinas com certificados gratuitos.

Chefs renomados e profissionais especializados compõe a grade do II Festival LEM Gastronomia. O evento oferece aulas-show e oficinas com certificados gratuitos.
Chefs renomados e profissionais especializados compõem a grade do II Festival LEM Gastronomia. O evento oferece aulas-show e oficinas com certificados gratuitos.

Oficina técnica de cortes.

Oficina técnica de cortes.

Durante os dias 1 à 4 de outubro de 2015, a cidade Luís Eduardo Magalhães, receberá chefs renomados e profissionais altamente especializados para compartilharem as suas experiências como público e apresentarem preparações gastronômicas com ingredientes regionais.

As atividades gratuitas, que já estão disponíveis no site do II Festival LEM Gastronomia,  incluem oficinas técnicas, aulas-show, palestras, rodas de conversa e tachadas. O evento contará com aproximadamente 60 atividades.

Estão programadas aulas que ensinam técnicas de alimentos como cortes de ovinos, aves e defumação de peixes, além de apresentações que envolvem a culinária baiana, mineira, paulista, pernambucana, goiana, e até mesmo internacional como a gastronomia japonesa e iraniana.

A programação do Festival conta com chefs de outros estados como Rivandro França (PE), Chico Amaral e Chico Ferraz (SP), Gilmar Borges (GO) e Osmane Silva (TO), além de profissionais de Salvador como Clodomiro Tavares, Alício Charoth e Charles Silva. As oficineiras de Luís Eduardo Magalhães têm destaque com aulas que ensinam a preparar cucas, pães artesanais e fermentos naturais.

O evento contará ainda com rodas de conversa e palestras que abordarão cases da economia criativa da cidade e a importância do Selo de Inspeção Municipal (SIM) com a participação de associações, representantes do Sebrae e da Prefeitura da cidade.

Sucesso na primeira edição, as oficinas para crianças voltam este ano com muitas novidades. Serão aulas para os pequenos aprenderem a prepararem biscoitos decorados, brigadeiros como o de baru e pizzas. E o Centro de Tradições Gaúcha (CTG) Sinuelo dos Geraes, também marca presença no Festival com um espaço especial para suas preparações como o Porco no rolete.

Missão do Festival 

Este ano os chefs terão uma missão ao apresentarem seus pratos; deverão utilizar no mínimo 80% de ingredientes produzidos na região para compor as suas receitas. “A utilização dos insumos locais nas aulas-show e oficinas, pelos chefs é visto como um grande incentivo a gastronomia regional”, afirma o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, ao perceber o Festival como um grande evento que interliga todos os setores de serviço e restaurantes da cidade.

O Festival é uma realização da Escola de Gastronomia Rosa Gonçalves e  Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães  e movimentará a economia do município. É grande a expectativa nos setores que estão sendo mobilizados para participarem do evento a exemplo de agricultores familiar, piscicultores, associações e cooperativas, pequenas empresas produtoras de alimentos, restaurantes, bares e delicatessens que participarão do evento que este ano espera um público de 12 mil visitantes.

Sobre a chef Rosa Gonçalves 

A coordenação da segunda edição do Festival é de responsabilidade da chef Rosa Gonçalves, através da Escola de Culinária e Buffet, que leva o seu nome. Com formação pelo Senac – Bahia, onde atuou como instrutora de gastronomia na unidade do Pelourinho, em Salvador, ela atualmente realiza o projeto “Raízes Gastronômicas da Bahia”, que tem o objetivo de pesquisar e divulgar a gastronomia do estado. Com know-how, a partir dos anos de pesquisa da gastronomia baiana, Rosa participou e realizou o I Festival Gastronômico da Costa do Dendê, em Valença (2013); XIII Festival da Tainha de Barra Grande, em Maraú (2014); I Festival “Feira do Vale do São Francisco”, Juazeiro (2014); I Festival da Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia, em Luís Eduardo Magalhães (2014); I Festival de Gastronomia de São Francisco do Conde, em São Francisco do Conde (2014) e o I Festival Sabores de Itacaré, em Itacaré (2014).

Agenda

II Festival LEM Gastronomia

Data: 01 a 04 de outubro de 2015

Local: Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, em Luís Eduardo Magalhães

A inscrição são gratuitas e devem ser realizadas no site do próprio Festival: www.festivallemgastronomia.com.br.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br