Em evento na reitoria da UFBA, intelectual Sergio Mattos lança ‘Vida privada no contexto público’

Sérgio Mattos lança 'Vida privada no contexto público'.

Sérgio Mattos lança ‘Vida privada no contexto público’.

Capa do livro 'Vida privada no contexto público' de autoria de Sérgio Mattos.

Capa do livro ‘Vida privada no contexto público’ de autoria de Sérgio Mattos.

O professor Dr. Sérgio Mattos lança, através da Quarteto Editora, a obra ‘Vida privada no contexto público’. O lançamento da obra ocorre no dia 8 de outubro de 2015, às 17 horas, na reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bairro Canela, em Salvador.

A publicação é uma autobiográfica do escritor, jornalista, poeta e professor Sérgio Mattos que, na posição de narrador e personagem da obra, resgata a história da Bahia contemporânea, contextualizando o período de tempo compreendido entre 1948 e 2015.

Nesse livro, de 648 páginas com ilustrações e referências, o autor, utilizando-se de uma linguagem clara e leve faz interpretações e análises do tempo de vida, caracterizando-se como um depoimento que serve para identificar uma geração. As contribuições, do autor, ao desenvolvimento da cultura, da educação superior e da imprensa baiana estão inseridas no contexto socioeconômico, cultural e político do país e da Bahia.

O livro está dividido em sete partes, ou períodos cronológicos, mas o autor consegue fugir da linearidade temporal porque lança mão de recursos técnicos utilizados por memorialistas e biógrafos, introduzindo assim dinamismo à narrativa, na qual reconstrói e fornece ao leitor uma visão de sua época, de sua geração que esteve, durante todo o tempo, cercada por tudo que pudesse ser considerado como novo e moderno, além de ter convivido com um dos mais longos períodos de autoritarismo e violência militar no país.

Sérgio Mattos apresenta, por meio do relato de uma vida comum, que é possível transformar a experiência individual em uma ferramenta de conhecimento. Enfim, na soma do todo, o autor apresenta um resultado  positivo, porque soube transpor os obstáculos, objetivando manter a harmonia, sobre o que ele pensa, fala e realiza.

‘Vida Privada no Contexto Público’ é um livro  de reflexões sobre como determinados fatos podem contribuir para mudar a vida de uma pessoa, abrindo ou fechando oportunidades e momentos de encontro e desencontro. Ao longo da própira história, o autor lista pessoas e instituições com quem conviveu e trabalhou na construção e ou realização de sonhos, buscando um mundo melhor.

O lançamento da obra marca a atuação de Sérgio Mattos durante 50 anos como jornalista e escritor, e 40 anos no magistério superior.

Sobre o autor

Poucos intelectuais, no Brasil, reúnem as credenciais do professor Doutor Sérgio Augusto Soares Mattos. Atuando no jornalismo,  desde 1965, Sérgio Mattos foi da equipe fundadora da Tribuna da Bahia e atuou como editor do Jornal A Tarde por mais de 30 anos. Na área da educação dedicou-se ao ensino do Jornalismo, primeiro como professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) de onde aposentou-se, mas, devido a inquietude intelectual, realizou novo concurso e ingressou como professor do curso de jornalismo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde atua desde 2008. Este jovem senhor, com 50 anos de prática jornalística e 40 anos de vida acadêmica, marca, mais uma vez, a trajetória intelectual contribuindo com duas importantes participações: a primeira é a produção de autobiografia,  intitulada “Vida privada no contexto público”, na qual relata a história contemporânea da Bahia com ele dentro, abordando várias passagens recentes do jornalismo baiano entre outros casos; a segunda, é a participação dele no grupo que estuda propostas para elaboração da Lei de regulamentação da mídia.

Sobre a obra

Vida Privado no Contexto Público (Quarteto Editora)

Sérgio Mattos, autor

648 páginas, com ilustrações e referências

Preço R$ 40, 00 (quarenta reais)

Outras publicações

Obras das Linhas 1 e 2 do Metrô avançam em Salvador Andamento das obras do Metrô. Estações: Detran, Bonocô e Pirajá. Aproximadamente seis mil trabalhadores, entre diretos, indiretos e terceirizados, e...
Encontro discute Planejamento e Tecnologia Digital para a Copa de 2014 Representantes de todas as cidades-sede dos jogos da Copa 2014 e das companhias federal, estaduais e municipais de processamento de dados envolvidas e...
Em Salvador, Brahma patrocina 3ª edição da Festa de Largo nas comemorações da Lavagem do Bonfim Amanhã, dia 12 de janeiro de 2012, acontece a 3ª edição da “Festa de Largo” com os shows do cantor Jau e do sambista Jorge Aragão, além de manifestaçõ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br