Governo da Bahia inaugura agroindústria de barra de cereais em Iaçu

A exuberante natureza da região de Iaçu abriga destacada produção agrícola. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

A exuberante natureza da região de Iaçu abriga destacada produção agrícola. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

O Governo da Bahia inaugura, neste sábado (05/09/2015), uma unidade de produção agroindustrial de barra de cereais com produtos da agricultura familiar, no município de Iaçu, Território Piemonte do Paraguaçu. A solenidade de inauguração contará com a presença do governador Rui Costa, que, às 9h, participa do evento.

Durante a inauguração, serão entregues ainda dois veículos – um utilitário e um caminhão baú pequeno – a cooperativas e associações do território, com recursos do MDA e contrapartida estadual. Os veículos serão utilizados em ações de assistência técnica, incremento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e apoio à comercialização.

A unidade fabril, uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), funcionará sob a gestão da Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba (Copaita). Instalada no galpão do Programa Indústria Cidadã, a unidade, cujas obras foram executada pela Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), recebeu investimento de R$ 1 milhão oriundo do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep).

A agroindústria é o resultado de uma parceria entre a Sudic, CAR e Suaf, através de editais, com o objetivo de agregar valor à produção do abacaxi produzido pelos agricultores familiares dos municípios de Iaçu e Itaberaba, que agora podem beneficiar a fruta e produzir barras de cereais, viabilizando a comercialização de um produto que possui ampla aceitação no mercado.

A CAR, que já havia investido na unidade de beneficiamento do abacaxi e outras frutas produzidas na região Itaberaba, investiu recursos para o desenvolvimento da marca, rótulos e consultoria, em parceria com o SEBRAE, na agroindústria de Itaberaba.

Modelo

A agroindústria implantada em Itaberaba tem sido modelo para o Brasil pelo impacto local e gestão no aproveitamento dos frutos descartados para o mercado.  A cooperativa foi selecionada pelos ministérios de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Agrário para entregar pacotes de abacaxi desidratado para 20 mil organizadores e atletas da copa do mundo em 2014.

Esta nova unidade de produção de barra de cereais vai utilizar os demais produtos, além do abacaxi e outras frutas desidratadas tais como a castanha e o licuri, fornecidos por outras cooperativas da agricultura familiar.

Ainda no município, às 10h30 o governador Rui Costa visita o Colégio Estadual Lauro Farani Pedreira de Freitas.

Outras publicações

Prefeitura de Iaçu, de responsabilidade de Adelson Souza de Oliveira, tem contas rejeitadas Na sessão desta terça-feira (18/09), o Tribunal de Contas dos Municípios votou pela rejeição das contas da Prefeitura de Iaçu, , atinentes ao exercíci...
Iaçu: ‘Arraiá do Mochilão’ terá quatro dias de festa e trem de forró Com o tema “Da fé e tradição, com Santo Antônio, São Pedro e São João”, a festa irá valorizar a religiosidade dos festejos juninos. A Prefeitura de ...
Município de Iaçu está apto a exportar manga in natura Produção de manga em Iaçu apresenta qualidade para exportação. Localizado no Território Identidade Piemonte do Paraguaçu, o município de Iaçu já pod...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br