Goethe-Institut exibe ‘Mostra de Cinema Alemão’ com quatro filmes com temática LGBT

Cartaz da 14ª Parada Gay da Bahia.

Cartaz da 14ª Parada Gay da Bahia.

Com o objetivo de ampliar o conceito de identidade e debater temáticas da comunidade LGBT, o Grupo Gay da Bahia (GBB) em parceria com o Cine-Teatro do Goethe-Institut/ICBA, realiza nos próximos dias 8 e 9 de setembro de 2015, a partir das 18h, a “Mostra de Cinema Alemão” composta por quatro longas-metragens especiais para celebrar a diversidade cultural e a liberdade de orientação sexual. Os filmes que serão exibidos são legendados em português e abordam temas como amor, amizade e relacionamentos entre pessoas na Alemanha. A entrada é gratuita.

A iniciativa faz parte da programação da IV Semana da Diversidade LGBT, que acontece em Salvador, entre os dias 6 e 13 de setembro, composta por eventos envolvendo seminários, palestras, música, dança, mostra de filmes, premiação, mostra de artes plásticas, feira de negócios e desfile de trios elétricos. O projeto tem como objetivo mobilizar a cidade para receber a 14ª Parada Gay da Bahia, que acontece no dia 13 de setembro, das 11h às 21h30, no Campo Grande, com expectativa de receber cerca de 900 mil pessoas.

A IV Semana da Diversidade LGBT é realizada pelo GGB e Grupo Quimbanda Dudu, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Saúde, Secretaria de Cultura, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Secretaria de Turismo e Bahiatursa, Prefeitura Municipal de Salvador, rádio Itapoan FM, site Dois Terços, Laboratório Sabin, Goethe-Institut e Consulado Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro.

Na terça-feira (8), às 18h, será exibido o longa-metragem “Acima do Peso” (Dicke Mädchen), com direção do Axel Ranisch. O filme retrata a história Sven, que vive com a mãe, Edeltraut, em um apartamento e divide com ela até mesmo a velha cama de casal. Quando ele vai para o trabalho, Daniel vem e cuida da mulher, que sofre de demência. Um dia, Edeltraut tranca Daniel na sacada e desaparece. Juntos, Sven e Daniel procuram pela desaparecida. Isso bem que poderia ser o início de uma bela amizade, não sentisse Sven tão evidentes inclinações homoafetivas – e não tivesse Daniel esposa e filho à sua espera. Desenvolve-se então, uma história de amor tragicômica. Seu final feliz não garante uma união, mas a emancipação de Sven.

Logo mais, às 20h, o público poderá conferir o filme “Três” (Drei), que conta com a direção de Tom Tykwer. O longa conta a história de um casal que teve a sua relação um pouco desgastada ao longo de vinte anos. Hanna e Simon parecem viver mais no passado e pouco acreditam em um futuro em comum. Então eles se apaixonam pelo mesmo homem e nenhum dos dois sabe das aventuras sexuais do outro. Quando a verdade vem à tona, o trio encontra uma solução surpreendente.

Já na quarta-feira (9), às 18h, a Mostra traz o longa-metragem “Me Sinto Disco” (Ich fühl mich Disco), de Axel Ranisch. O filme apresenta a história de Hanno, que não compreende seu filho pelo fato dele ser gordo, sonhador, curtir música brega e não se interessa por garotas. O menino só é feliz quando seu pai sai e ele tem a oportunidade de dançar pelo apê com a mãe, fantasiado como nos anos 70/80. Mas quando a mãe adoece de repente, os dois homens tem que aprender a lidar um com o outro.

Na mesma noite, às 20h, também será exibido o filme “Sascha”, dirigido por Dennis Todorović. O longa mostra que a vida pode ser muito complicada, principalmente quando se tem 19 anos e sente que “de algum modo” é gay, proveniente de uma família de imigrantes montenegrinos e se está em segredo loucamente apaixonado por seu professor de piano. Um filme sobre imigrantes em uma grande cidade alemã, o cotidiano de uma família em um bairro multicultural e as dificuldades de se falar abertamente sobre as descobertas sexuais.

Agenda

Data: 8 e 9 de setembro (terça-feira e quarta-feira)

Horário: a partir das 18h

Local: Cine-Teatro do Goethe-Institut/ICBA

Endereço: Av. Sete de Setembro, 1809 – Vitória | Salvador

Outras publicações

Ato em Salvador protesta contra abate de jegues no interior da Bahia Ato em Salvador reuniu organizações de defesa dos animais como Bicho Feliz e Bicho Não é Lixo. Organizações de defesa dos animais fez, na tarde de h...
Em Salvador, Centro Universitário Estácio abre inscrições para o 1º Fórum de Ciência, Educação e Inovação Tecnológica Estão abertas as inscrições para o I Fórum de Ciência, Educação e Inovação Tecnológica: Diálogos para Sustentabilidade. O evento é promovido pelo Cent...
Seminário realizado em Salvador marca Dia de Combate à violência Sexual Contra a Criança e Adolescente 'Esquecer é permitir, lembrar é combater. Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes’. Este é o mote do seminário promovido pelo Comitê Nacio...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br