FTC promove integração em residenciais do Minha Casa Minha da Vida de Feira de Santana

Campanha da Responsabilidade Social.

Campanha da Responsabilidade Social.

Uma horta vertical para pequenos ambientes, um brinquedo feito com garrafa pet ou uma compostagem dentro da própria casa, uma brincadeira séria sobre higiene bucal, uma massagem para relaxar, um bolo de semente de abóbora ou uma geleia de casca de maracujá. Estas foram apenas algumas dentre as muitas novidades apresentadas por alunos e professores da FTC Feira de Santana na Campanha da Responsabilidade Social. Ações de saúde, serviços nas mais variadas áreas e atividades socioeducativas movimentaram a manhã de sábado (19/09/2015) nos residenciais Aeroporto I e II, na localidade de Rosário.

A reação da comunidade não poderia ter sido melhor. Centenas de pessoas desafiaram as chuvas que caíram praticamente toda a manhã e visitaram os estandes de todos os cursos da unidade de ensino e de parceiros do evento, como o Centro Médico dos Remédios, Secretarias Municipal e Estadual de Saúde (2ª Dires) e Escola de Cabeleireiros Avance.  O Dia da Responsabilidade Social foi realizado pela 11ª vez, mantendo a sua principal característica, que é promover a integração da Instituição com a comunidade.

“Experimentei tudo”, resumiu o locutor aposentado Gimário Pinheiro, que visitou vários estandes, provou todas as receitas do curso de Nutrição, cortou o cabelo e ainda teve direito a um lanche. A diarista Cíntia Gonçalves gostou mesmo foi da dinâmica do chapéu com espelho, no estande de Psicologia. “Uma oportunidade para nos conhecermos melhor”, avaliou. Já Paulo Jorge dos Santos, de 10 anos, e a irmã Iasmin se divertiram com os brinquedos alternativos e livros para colorir no estande das engenharias – Civil, Ambiental e de Produção.

Em um dos estandes de Enfermagem, Joseane Conceição e a filha Raila conheceram as técnicas de higiene bucal e ainda ganharam kit com escola, creme e fio dental. Mas Antonival Cerqueira preferiu fazer exames para conferir a pressão, a glicemia, o peso e a altura. “Tudo de graça”, comemorou. E teve até terapia na área externa dos residenciais, com o terapeuta e radialista Ney Silva, que atendeu, dentre muitas outras pessoas, a dona de casa Gildete Barreto. “Eu faria quantas vezes eu tivesse oportunidade”, afirmou.

Os estudantes de Fisioterapia também promoveram sessões de massoterapia. O Dia da Responsabilidade Social teve ainda atendimento nas áreas de Direito, Administração, Contábeis e Medicina Veterinária, além de atividades recreativas para crianças, como um pula-pula e apresentações teatrais produzidas pelos alunos dos cursos do Pronatec. O setor de Enfermagem foi dividido em vários segmentos, para garantir atendimento específico em cada área (Saúde do Homem, da Mulher, da Criança, do Idoso).

“Esta ação é um verdadeiro laboratório para nossos alunos”, definiu o diretor da FTC Feira de Santana, professor Cristiano Lôbo. Ele destacou a importância da adesão de parceiros como a Maçonaria, o Exército, a Prefeitura Municipal e a Associação de Moradores, bem como da coletividade. “A FTC estará sempre de portas abertas”, afirmou, destacando que o Dia da Responsabilidade Social não é um evento pontual, isolado, mas parte da campanha promovida pela ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. “É o resultado de ações continuadas realizadas durante o ano inteiro”, diz o diretor.

Para o venerável da Loja Maçônica Sabedoria, Luz e União, Roberto Aquino, a experiência possibilitou o exercício do princípio maior da Maçonaria, que é “fazer o bem e tornar a humanidade mais feliz”. Ele conseguiu reunir no evento representações de mais seis lojas maçônicas: Deus, Liberdade e Justiça; Segredo, Força e Aliança; Cavaleiros da Ordem; e Cavaleiros de Aço. “Todos imbuídos de um único propósito”, reafirmou Roberto Aquino, abrindo a possibilidade de novas parcerias com a Faculdade.

Os agradecimentos da comunidade vieram por meio do presidente da Associação de Moradores, Antônio Carlos de Jesus, Toinho dos Terrenos. “Estamos muito gratos pela oportunidade de mostrar que os moradores dos residenciais do programa do Minha Casa Minha Vida são pessoas de bem”, disse. Ele falou sobre a participação da comunidade, “que atendeu ao nosso chamado e participou ativamente”. Toinho ainda destacou o empenho de Valdenice Queiroz, chefe do PSF do local, e da Assessora Pedagógica da FTC, Celi Mendes Rios, para viabilizar o evento.

Os números da campanha

Atendimento total – 3.155

Atendimento dia 19 – 2.268

Número de alunos – 260

Número de docentes – 48

Número de técnicos – 21

Mais as equipes dos parceiros

Madalena de Jesus

Outras publicações

Maurício Carvalho é exonerado da secretaria de Desenvolvimento Social de Feira de Santana Antônio Maurício Santana de Carvalho Foi publicado nesta manhã (03/02/2011), o edital de exoneração de Antônio Maurício Santana de Carvalho, da Secr...
Ampla programação comemora o Dia do Maçom em Feira de Santana A semana voltada para o dia do Maçom, 20 de agosto de 2010, será comemorada no período de 16 a 21 deste mês, em Feira de Santana. Quando aproximadamen...
Os âncoras Coutinho e Dilson Barbosa realizam entrevista exclusiva com a ex-ministra Dilma Rousseff, na manhã de quarta-feira Os radialistas feirenses Dilton Coutinho e Dilson Barbosa entrevistam a pré-candidata a presidência da república Dilma RousseffFoto: Carlos Augusto |...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br