Feira de Santana: vereador destaca XII Feira da Cultura da comunidade do Ovo da Ema

Antônio Carlos Passos Ataíde (Carlito do Peixe) destaca sucesso dos festejos da comunidade do Ovo da Ema.

Antônio Carlos Passos Ataíde (Carlito do Peixe) destaca sucesso dos festejos da comunidade do Ovo da Ema.

O sucesso da XII Feira da Cultura da comunidade do Ovo da Ema, no distrito de Maria Quitéria, foi destacada no pronunciamento do vereador Antônio Carlos Passos Ataíde, o Carlito do Peixe (DEM), na manhã desta terça-feira (22/09/2015), na tribuna da Casa da Cidadania, Os festejos aconteceram no último final de semana e o edil fez questão de citar nome a nome aqueles que foram responsáveis pela organização do evento.

Inicialmente, o vereador chamou atenção para a importância cultural de se manter festas como esta. “Venho à tribuna para falar da 12ª edição da Festa da Cultura do Ovo da Ema. A gente conseguiu colocar no Calendário de Festas Populares do Município, já foram realizadas doze edições, a última no final de semana, entre os dias 19 e 20 de setembro. Esta é uma festa que é da região do Ovo da Ema, próximo ali estão os povoados de Formiga, Olhos D’água das Formigas, Garapa, Fazenda Salgada, Calandro, Saco do Capitão, Fazenda Rumo, entre outras comunidades. Em todos esses povoados as pessoas participam e se unem para realizar a festa”, destacou.

O edil externou sua satisfação e alegria em ter participado, mais um ano, da Festa da Cultura. “Fomos convidados a participar da festa onde aproximadamente 2 mil pessoas participaram do evento. No sábado marquei presença, fiquei até a madrugada acompanhando. A Feira da Cultura foi iniciada no sábado, com vendas de comidas, bebidas, uma variedade grande, além de prática de esportes para os jovens, shows com três bandas no sábado e no domingo”, pontuou.

De acordo com o vereador, no domingo, os festejos se encerraram com manifestações culturais. “Já são 12 anos que vem sendo realizada essa festa popular, pública, onde toda a comunidade se junta no domingo à tarde, naquela comunidade tem a tradição de juntar as pessoas que viveram a bata do feijão, o canto do boi, isso é algo que emociona a gente. Essa cultura não podemos deixá-la esquecida, pois foi história dos avós e pais deles”, declarou o democrata, ressaltando que essa tradição da cultura popular precisa ser transmitida de pai para filho, para que continue forte e a sociedade tenha conhecimento dessa manifestação.

Carlito do Peixe parabenizou os organizadores e a pessoas que prestigiaram a referida festa e se fizeram presentes nas galerias da Câmara, nesta terça-feira.  “O evento teve como organizador Zé Coruja, Martins, e aproveito a oportunidade para saudar a todos que participam da festa: Tonhe de Germano; Dona Maria Ferreira, aqui presente, Manuele, Antônio Carneiro, Dona Maria Diva, Josevalda, Antônio de Jesus, Maria Inês, Maricélia, Dona Vitalina Ferreira, Maria Lucia, Joana, Odorico, Dona Teodora, Sandro, Mariluce. Amigos e amigas, a maioria destes nunca havia assistido a uma sessão da Câmara, mas convidamos e hoje estão prestigiando”, pontuou.

Em aparte, o vereador Edvaldo Lima (PP) parabenizou o democrata pelo discurso. “Quero parabenizar Vossa Excelência e parabenizar também pelo convite feito aos nossos amigos agricultores que estão aqui prestigiando. Quero dizer também que a cultura da região é muito rica e me sinto feliz em participar dessa cultura, meu pai foi agricultor e produzia alimentos para alimentar os moradores da zona urbana”, disse.

Ainda referindo-se, sobretudo aos trabalhadores rurais presentes na sessão ordinária, Carlito salientou que é importante que as pessoas venham à Casa da Cidadania para entender melhor o funcionamento do Legislativo e a função do vereador, para que possam cobrar dos seus representantes as que atentam as suas necessidades.

Em aparte, o vereador Roque Pereira (PTN) comentou o trabalho feito por Carlito nas comunidades. “Não tenho nenhuma dúvida do trabalho feito pelo senhor, já tem seis mandados consecutivos, o homem do campo reconhece o vereador Carlito, sabe da sua luta, e a zona rural, eu que nasci na zona rural, vejo que o homem do campo cobra muito pouco e, por isso, dão muito pouco ao homem do campo, mas o senhor representa muito bem o distrito de Maria Quitéria”, afirmou.

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 13 de setembro de 2014 Wellington Aranha e Conceição com seus filhos Diana e Wellington Junior. O publicitário Andre Mascarenhas e Lorena, num almoço em família. Ad...
Prefeitura de Feira intensifica o combate ao transporte clandestino de passageiros. Leia esta e outras notícias da PMFS A visita ao parque da cidaade, inclui orientações sobre os cuidados com o meio ambiente e as ações desenvolvidas no parque em prol da natureza. A...
Prefeitura de Feira de Santana suspende eventos pré-micaretescos Em nota a Prefeitura de Feira de Santana afirmou que "devido ao clima de insegurança gerado pela greve dos policiais militares, deflagrada terça-feira...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br