Feira de Santana: edição 2015 da Festa do Vaqueiro de Jaguara reúne cerca de 400 participantes

Cerca de 400 vaqueiros participam de Missa em Jaguara.

Cerca de 400 vaqueiros participam de Missa em Jaguara.

Mais de 400 vaqueiros – encourados ou não – e amazonas estilizadas de toda a região e de todas as idades literalmente invadiram o distrito de Jaguara em Feira de Santana para participar da Missa do Vaqueiro, celebrada na manhã deste domingo (27/09/2015) pelo diácono Gilberto. A parte litúrgica é considerada uma das mais importantes da Festa de Vaqueiro do distrito, que completou 30 anos. Foi a maior participação das últimas edições.

A multidão que se concentrou em frente da igreja local, ouviu aboiadores e violeiros cantarem a grandiosidade dos vaqueiros e o que eles representam para a cultura sertaneja. A brisa amenizou os efeitos dos raios do sol. E o cheiro forte dos cavalos suados funcionou como uma moldura para o acontecimento.

O diácono Gilberto enfatizou que o vaqueiro tradicional está sendo uma figura cada vez mais distante do campo. A luta entre os touros e os vaqueiros, que é uma das razões da existência destes profissionais está se rareando. “Não existem mais os grandes rebanhos para serem tocados e os bois estão mais mansos nos pastos”, disse. “Que todos nós mantenhamos esta cultura viva”.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho comentou que tradição da festa de Jaguara deve ser mantida, bem como a profissão de vaqueiro, que foi reconhecida há alguns anos, não pode perecer. “Ela deve ser renovada, com a iniciação de novos vaqueiros, porque esta figura é um dos traços mais importantes da nossa cultura”. Lembro que a Festa de Jaguara é a mais antiga de Feira de Santana. “E neste ano deu uma grande demonstração de que vai longe. Cada vez mais longe”.

O deputado estadual Carlos Geilson, mais secretários municipais, entre eles o de Agricultura, Wellington Andrade, e vereadores de Feira de Santana estiveram em Jaguara neste domingo.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br