Feira de Santana: desfile cívico no Distrito de Humildes homenageia Áureo Filho

Cena do desfile cívico ocorrido em Humildes em 2014.

Cena do desfile cívico ocorrido em Humildes em 2014.

Com proposta inovadora, o Desfile Cívico, realizado todos os anos pela Escola Municipal Mãe dos Humildes, vai homenagear um dos maiores educadores feirenses de todos os tempos, o professor Áureo de Oliveira Filho. O evento, que vai contar com a ilustre presença da família do homenageado, acontece nesta quinta-feira (03/09/2015), na sede do distrito de Humildes, a partir das 8h30.

De acordo com Roza Angélica Queiroz Ribeiro, diretora da escola, a ideia nasceu a partir de uma reunião com o corpo docente e comissão organizadora do evento. “Fizemos o encontro e aí resolvemos ousar este ano ao apresentar a nova geração o exemplo de mestre que foi o nosso querido Áureo. Nos lançamos ao desafio e agora o realizaremos”, justificou a diretora.

O coordenador pedagógico da escola e presidente da comissão organizadora do evento, professor Reginaldo da Silva Santos, acrescenta que dentro da sessão de homenagem a Áureo haverá leitura da biografia do homenageado, apresentação de cordel sobre sua vida e também uma  honraria especial à família dele. “O professor Áureo merece tudo isso e muito mais por ter sido um dos grandes responsáveis pela modernidade da nossa Feira de Santana. Ele era um apaixonado pela educação”, afirmou o professor.

Outras homenagens

“Mas as homenagens não param por aí”, ressalta o coordenador, também haverá a entrega do título Parceiros da Educação ao Jornal Folha do Estado da Bahia, TV Subae, TV Aratu sucursal Feira de Santana, Programa Acorda Cidade e Jornal A Tarde. Personalidades que têm contribuído para o desenvolvimento da Educação em Feira serão laureadas com a Medalha de Honra ao Mérito que leva o nome do Professor Áureo de Oliveira Filho. Entre elas estão: a professora Cleoilda Oliveira (nora de Áureo Filho); os jornalistas Marcílio Costa e Danilo Guerra; os radialistas: Framário Mendes, Lucival Lopes e Dilton Coutinho; os acadêmicos da Academia de Educação de Feira, as professoras do distrito Unisia Batista Freitas, Edna Marquês Cerqueira, Cleusa Maria de Jesus.

Cortejo Cívico

O cortejo cívico, que vai sair da Praça ao lado do Mercado Municipal de Humildes e percorrer as principais ruas do distrito, será animado pela banda de Percussão da Escola Mãe dos Humildes, do Colégio Estadual Paulo VI e das Fanfarras do Centro Lar Mariano e da Escola do Nessa em Conceição do Jacuípe. A Igreja Católica, algumas igrejas evangélicas, o grupo Bumba meu Boi do Fulô, escolinhas de futebol, academias, grupos de capoeira e a Associação de Karatê de Humildes e diversas escolas de ensino regular das redes pública e privada também já confirmaram presença.

“Estou muito ansiosa para chegar logo esta quinta-feira, só para ver esse desfile maravilhoso aqui em nosso distrito”, disse Damiana dos Santos, mãe de aluno da Escola Mãe dos Humildes, realizadora do evento. Para ela, não há alegria maior que ver seu filho, juntamente com outras crianças desfilarem pelas ruas nessa grandiosa festa da pátria brasileira. “Estou muito contente com esta iniciativa da escola e quinta estarei cedinho para ver de perto a realização deste projeto”.

Perfil

Áureo de Oliveira Filho nasceu em Feira de Santana, em 11 de agosto de 1902. É filho de Áureo Olímpio de Oliveira e de D. Catarina Picharra de Oliveira. Formou-se em Odontologia pela UFBA, em 1932. Exerceu a profissão, primeiro, em Salvador e depois em Feira de Santana, por muito tempo. Foi trabalhar no interior da Bahia e nestas viagens encontrou-se com a sua amada, D. Palmyra Sampaio Mascarenhas, na cidade de Itaberaba, com quem se casou, no dia 11 de novembro de 1926 e deste matrimônio teve os seguintes filhos: Maria Cristina, Joaquim Manoel, Alberto, Maria Lúcia e Evandro José Sampaio de Oliveira. Faleceu em 21 de julho de 1976.

Outras publicações

Definida programação da posse do prefeito e do vice-prefeito de Feira de Santana Está definida a programação da posse do prefeito eleito José Ronaldo (Democratas) e do vice-prefeito Luciano Ribeiro (PMDB), na terça-feira, 1º de j...
Deputado Zé Neto e comerciantes do Feiraguai se reúnem com secretário nacional da Receita Federal para debater regulamentação da categoria Deputado Zé Neto e comerciantes do Feiraguai se reúnem com secretário nacional da Receita Federal para debater regulamentação da categoria. A Lei nº...
Duas passagens é a recarga mínima para cartão do sistema de transporte público de Feira de Santana Duas passagens é a recarga mínima para cartão Via Feira. A quantia mínima para crédito no cartão Via Feira, usado por não estudantes nos ônibus que ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br