Estudantes de Feira de Santana vão participar da noite internacional de observação da Lua

Convite da Noite Internacional de Observação da Lua.

Convite da Noite Internacional de Observação da Lua.

Quem nunca ficou fascinado e atraído pela beleza da lua? Os estudantes do Colégio Estadual Teotônio Vilela, em Feira de Santana, a 114 km de Salvador, terão a experiência única de estar em um planetário para aprender e observar detalhes da lua. Eles participarão neste sábado (19/09/2015), na unidade escolar, da Noite Internacional da Observação da Lua (InOMN), um evento anual e mundial coordenado pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa) e que incentiva a observação, apreciação e a compreensão da lua.

Esta é uma das ações do projeto de observação da Lua denominado Luar do Sertão, desenvolvido pelo Colégio Estadual Teotônio Vilela. De acordo com o orientador de estudos e articulador de Ciências Humanas da unidade escolar, Alberto Alves Amorim, o projeto foi pensando para formar, no colégio, multiplicadores de conhecimento da área de astronomia. Para promover o evento, a unidade de ensino inscreveu-se no site observethemoonnight.org/ e, após a finalização das atividades, será enviado um relatório. “Esta é uma boa oportunidade não só científica como também lúdica para despertar no aluno o interesse pela ciência”, afirmou o educador.

Planetário – Uma sala de vídeo do colégio está sendo transformada em um planetário através da projeção do céu, por meio de recursos tecnológicos e artifícios em 3D. Os alunos irão observar a lua, a simulação dos movimentos de rotação e translação do planeta terra e utilizar telescópios. “Além de ampliar a visão sobre a lua, os alunos irão contextualizar os mitos relacionados ao satélite natural, realizar atividades que promovam o interesse da comunidade pela astronomia e divulgar pesquisas lunares”, explicou o Alberto Amorim.

A aluna do 2º ano, Adriana Coelho da Silva não vê a hora de vivenciar sua experiência no planetário. “A atividade vai abrir as nossas mentes ao termos uma noção do quão grande é o universo e vai contribuir muito para o nosso aprendizado e estímulo à iniciação científica”, destacou a estudante, que faz parte do projeto Luar do Sertão.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Facebook do JGB

Publicações relacionadas

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br