Em dia histórico, Barreiras ganha três varas, ampliação da Câmara do Oeste e novo fórum

Câmara do Oeste ganha força com Turma Criminal.

Câmara do Oeste ganha força com Turma Criminal.

Barreiras viveu um dia histórico nesta segunda-feira, 31 de agosto de 2015. Mais de 15 anos depois, a comarca ganhou novas varas. E foram três de uma só vez. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Eserval Rocha, instalou a 2a Vara Criminal, a Vara da Infância e Juventude e a Vara Regional de Conflitos Agrários e Meio Ambiente.

O dia de festa para toda a comunidade jurídica contou também com a reinauguração do fórum Tarcilo Vieira de Melo, onde começou a funcionar, também nesta segunda-feira, a Câmara do Oeste. A unidade passa a contar com a Turma Criminal, instalada pelo desembargador Eserval Rocha, que presidiu a sessão.

As solenidades contaram com as presenças dos desembargadores Baltazar Miranda, Osvaldo Bonfim, Jatahy Júnior e Mário Albiani Júnior e as desembargadoras Nágila Brito, Joanice Guimarães Cruz, Sandra Inês Moraes Rusciolelli Azevedo e Lígia Maria Ramos Cunha Lima.

O primeiro ato da tarde foi a reinauguração do fórum, no Loteamento Aratu. O antigo prédio, abandonado há sete anos, foi totalmente reformado, com um investimento total de R$ 550 mil. A reforma geral compreendeu a demolição de parte da estrutura que estava comprometida.

Houve também a instalação de novo piso, e a recuperação de paredes que estavam com infiltração e de todas as redes elétrica e lógica, entre outras melhorias que deixaram o cidadão barreirense satisfeito com o fortalecimento da estrutura do Judiciário.

“Em nome dos juízes, quero externar meus sinceros agradecimentos por tudo o que a gestão do presidente Eserval Rocha tem promovido em sua gestão e pelo que tem feito pelo Oeste. Uma iniciativa corajosa”, disse o juiz diretor do fórum, Gabriel de Moraes Gomes.

Já o juiz Oseias Costa de Sousa, assessor especial da Presidência para Assuntos Institucionais, lembrou a criação da Câmara do Oeste e os elogios recebidos pelo ministro Joaquim Barbosa, então presidente do Supremo Tribunal Federal. Também citou a visita do atual presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, que fez elogios à criação do Núcleo de Prisão em Flagrante, hoje com o apoio do projeto Audiência de Custódia. Falou de atos da gestão e da “austeridade da Presidência no manuseio das contas públicas”.

O juiz Anderson Bastos, assessor Especial da Presidência para Assuntos Institucionais, recordou os tempos de primeira comarca – Santana, também na região, há 16 anos. “O Oeste era esquecido e esta gestão trouxe um olhar diferente para cá. Na minha época, eram seis varas, que continuavam até hoje. A partir de agora, serão nove”, disse.

Presidente da Câmara do Oeste, o desembargador Baltazar Miranda afirmou que o presidente Eserval Rocha não “mediu esforços” para instalar a câmara. “Hoje não se faz necessário o deslocamento para Salvador, o que beneficia cerca de 600 advogados de Barreiras e mais de 20 comarcas da região”.

Competência – A 1ª Vara Regional de Conflito Agrário e Meio Ambiente, prevista na Lei de Organização Judiciária (LOJ), desde 2007, mas só agora implantada, tem competência para julgar os conflitos de natureza fundiária e os ilícitos contra o meio ambiente, ressalvada a competência da Justiça Federal.

Ao final da solenidade, o presidente lembrou da época em que foi juiz em Santana e do período de oito anos em que foi juiz corregedor, oportunidade em que observou a “desigualdade”. O desembargador disse da expectativa da criação da Câmara do Norte, outro projeto de descentralização, que atualmente tramita na Comissão de Reforma do Tribunal de Justiça.

Após a cerimônia, todos seguiram para o prédio, no centro da cidade, onde vão funcionar as varas recém-criadas. Houve descerramento das placas comemorativas e visita às instalações.

Em seguida, a comitiva retornou ao prédio da Câmara do Oeste para a realização da primeira sessão no local, presidida excepcionalmente pelo desembargador Eserval Rocha.

Estiveram presentes, além do presidente do tribunal, desembargador Eserval Rocha, o prefeito de Barreiras, Antonio Henrique de Souza Moreira; a procuradora de Justiça, Regina Carrilho; o presidente da Câmara de Barreiras, vereador Carlos Tito Marques Cordeiro; e a presidenta da seção regional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cristiana Matos Américo.

Outras publicações

Telma Britto é a nova presidenta do Tribunal de Justiça da Bahia Desembargadora Telma Britto assume presidência do Tribunal de Justiça da Bahia. Ao tomar posse no cargo de presidente do Tribunal de Justiça d...
Desembargadores da Câmara Especial do Extremo Oeste julgam 160 processos; trabalho é reconhecido pela comunidade Desembargadores da Câmara Especial do Extremo Oeste da Bahia, Mário Albiani Junior, Ivanilton Santos da Silva, Raimundo Sérgio Cafezeiro, Júlio Cezar...
Edital para concurso de servidores do TJBA oferece 200 vagas e cadastro de reserva Sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). O Edital do Concurso Público destinado ao provimento dos cargos de nível superior, nível médi...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br