Edição 2015 do Desfile de 7 de Setembro leva às ruas quase mil estudantes de Salvador

Edição 2015 do Desfile do 7 de Setembro.

Edição 2015 do Desfile do 7 de Setembro.

Edição 2015 do Desfile do 7 de Setembro.

Edição 2015 do Desfile do 7 de Setembro.

Desde muito cedo as ruas do Campo Grande, em Salvador, já estavam preparadas e povoadas para o início do desfile e 7 de Setembro de 2015. A população não queria perder nenhum detalhe do evento cívico-militar que celebra os 193 anos da Dia da Independência do Brasil. Nas sacadas das janelas dos prédios ou amontoadas nas calçadas, as pessoas acompanharam o desfile dos mais de 3.500 militares divididos nas tropas da Marinha, do Exército, Força Aérea e da Polícia Militar da Bahia, que levou pela primeira vez ao desfile o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), antigo Comando de Operações Especiais (COE).

A população também assistiu á apresentação das fanfarras escolares. No total, 965 estudantes de escolas estaduais, municipais e particulares participaram das comemorações. Alunos de todas as idades desfilaram e levaram mensagens de patriotismo à população baiana, no evento coordenado pelo Exército Brasileiro. “Esse é o momento de comemorar as conquistas do passado, mas também de construir o futuro, através da educação e da inclusão social. Ocasião para fortalecer a democracia”, afirmou o governador Rui Costa, que antes do começo do desfile participou do hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional, mais uma ação patriotismo do povo brasileiro.

Muitos estudantes ensaiam para o 7 de Setembro o ano todo e a preparação contagia a família inteira. O motorista Gilson Ribeiro ficou orgulhoso do filho Iuri, que desfilou pela primeira vez pelo Colégio da Polícia Militar (CPM). Ele disse que seu primogênito quase não conseguiu dormir na última semana de tanta expectativa. “O Iuri se dedicou muito durante muito tempo. Toda hora falava de como achava que seria o desfile. E está sendo maravilhoso. Acho importante ele ter consciência da importância histórica que tem esse data”.

No evento, 740 pessoas ligadas a entidades civis realizaram o percurso do bairro do Campo Grande à Praça Castro Alves, passando por toda centenária Avenida Sete de Setembro. Caminhões de transporte de tropa, equipamentos utilizados para a patrulha no mar e uma exibição especial de motociclistas da Polícia Militar também encantaram o público ao longo do trajeto .

“Me fez voltar ao passado em que, no interior, davam uma importância maior a cidadania. Está muito lindo, chega a arrepiar. Apesar do momento que o País está passando, o brasileiro continua mostrando o amor à pátria”, afirmou o analista judiciário, Roberto Arcanjo, morador do município baiano de Valente, na região do Sisal, que veio a Salvador com a família para ver o desfile cívico-militar.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br