Documentário Brasileiro ‘O excomungado’ ganha o primeiro lugar na tradicional premiação nos EUA

Cartaz do documentário “O Excomungado”.

Cartaz do documentário “O Excomungado”.

O documentário “O Excomungado”, do curitibano Alex Ferreira, conta a história da excomunhão do Padre Beto de Bauru, e foi premiado na  66ª edição do RNA 2015 Documentaries Contest, um dos mais tradicionais concursos do gênero. A premiação aconteceu no dia 29 de agosto, na Filadélfia, Estados Unidos.

O curta de 30 minutos foi gravado em Bauru, no interior de São Paulo, em 2013, pela DOCSFILMS, produtora de documentários brasileira voltada ao mercado internacional. O filme fala sobre a história do Roberto Francisco Daniel, Padre Beto, excomungado pelo Vaticano por pregar ideias humanistas, ao defender o amor incondicional, a união entre pessoas do mesmo sexo, o uso de preservativos e a reflexão de dogmas. O documentário está disponível no site http://docs-films.com/portfolio-view/viagem-09/.

Padre Beto

Embora querido por milhares de adeptos em todo o país e com missas lotadas, sua excomunhão foi assinada pelo Papa Francisco o que o tornou mundialmente conhecido por ser o primeiro padre excomungado por pregar ideias humanistas desde Giordano Bruno, em 1600, 414 anos depois.

Padre Beto fundou a Igreja Humanidade Livre, que segue a teologia da libertação e prega o amor sem preconceitos. Beto acredita que é possível levar a palavra de Deus através de uma reflexão aberta sobre a vida e a essência humana e com a Humanidade Livre, pretende apresentar uma nova maneira de vivenciar a religiosidade.

Além disso, o Padre ministra aulas de filosofia no Centro Universitário da cidade e na Universidade Paulista (Unip) e lançou livros como, Verdades Proibidas e Jesus e a Sexualidade. Beto também celebra casamentos gays, de divorciados, batismos e celebra missas no interior paulista que atrai mais de mil pessoas todos os domingos.

Alex Ferreira

Alex Ferreira é jornalista e sociólogo, com mestrado pela Sorbonne, de Paris, em sociologia da arte, onde estudou cinema e dramaturgia com o prestigiado diretor Jean François Peyrret. Com mais de 18 anos de profissão, foi jornalista responsável do “Fórum Mundial para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável”, promovido pela ONU, BID, UNESCO, OIT, National Geographic, Rainforest Aliance, WWWFund, entre outros.

Ferreira é documentarista freelancer internacional com trabalhos para StoryHunter TV (EUA), Yahoo! (EUA), RFI (França), DailyNew (Austrália), El País (Espanha) entre outros. Semifinalista do Sundance Screenwriters Lab 2015, EUA e RNA 2015 Documentaries Contest, EUA.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br