Desfile celebra 193 anos de Independência do Brasil

Presidenta Dilma Rousseff durante a edição 2015 do 7 de Setembro.Na comemoração do 7 de Setembro, estiveram presentes a presidenta Dilma, autoridades civis e as Forças Armadas.

Presidenta Dilma Rousseff durante a edição 2015 do 7 de Setembro. Na comemoração do 7 de Setembro, estiveram presentes a presidenta Dilma, autoridades civis e as Forças Armadas.

A presidenta Dilma Rousseff participou na manhã desta segunda-feira do desfile cívico-militar de 7 de Setembro. Na comemoração dos 193 anos da Proclamação da Independência, estiveram presentes autoridades civis e representantes das Forças Armadas.

Com 3 mil civis e militares, o desfile teve a participação de atletas, estudantes, bandas marciais, veteranos de guerra, tropas motorizadas, cavalaria de guardas, integrantes das Forças Armadas Brasileiras, policiais militares, bombeiros, entre outros.

A presidenta Dilma Rousseff autorizou o início do desfile por volta das 9h na Esplanada dos Ministérios. Ela chegou ao palanque de autoridades no Rolls Royce presidencial aberto, acenando para o público. Dilma foi recebida pelo vice-presidente da República, Michel Temer, pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner, e pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

Logo após a chegada da presidenta, começaram os ritos oficiais, com a fanfarra dos dragões da independência tocando o Hino Nacional acompanhada do coral dos alunos do Colégio Militar de Brasilia. Este ano, os atletas paralímpicos foram os responsáveis por levar o fogo simbólico.

Os militares desfilaram, então, sob o som das bandas do Batalhão de Polícia do Exército e do Batalhão da Guarda Presidencial. Durante o desfile, o Exército fez uma homenagem aos 70 anos da Força Expedicionária Brasileira com comboio de 26 viaturas históricas utilizadas durante a Segunda Guerra Mundial, algumas delas vieram de Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte.

Um dos momentos mais aguardados do desfile foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que voltou à parada após dois anos sem participar. Os pilotos estavam em treinamento para operar as novas aeronaves: os A-29 Super Tucano, que foram as estrelas da apresentação.

Antes do início, os aviões escreveram a frase “Somos todos Brasil” no céu da Esplanada dos Ministérios. Em seguida, as aeronaves começaram a apresentação.

Foram aproximadamente 30 minutos de mais ou menos 50 acrobacias. Sete pilotos encantaram o público com manobras. Todo o desfile durou cerca de 1h40 e transcorreu com tranquilidade.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br