Deputado prestigia Dia do Idoso com Sessão Especial na Alba

José de Arimateia: “Envelhecimento da população brasileira” e “Como envelhecer com qualidade de vida”.

José de Arimateia: “Envelhecimento da população brasileira” e “Como envelhecer com qualidade de vida”.

Uma das marcas registradas do deputado estadual José de Arimateia (PRB), em todos os seus mandatos, é a defesa pelos direitos dos idosos. Por este motivo, o dia 1º de outubro é sempre data a ser destacada pelo parlamentar, que fará Sessão Especial em homenagem ao Dia do Idoso na próxima quinta-feira, às 9h, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

A celebração terá um tom informativo e utilitário, contando com a presença de lideranças e profissionais especializados no cuidado com os idosos, desde a saúde, até o âmbito dos direitos, além de mostra de vídeos sobre o tema e apresentações artísticas. “O cuidado e atenção para com os idosos necessitam ser constantes. A elaboração de políticas públicas neste aspecto deve considerar o grande crescimento dessa população nos últimos e nos próximos anos”, alertou o parlamentar.

Atualmente, o Brasil é um dos países onde o índice de envelhecimento (IE) vem aumentando com mais velocidade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somente na Bahia, a quantidade de idosos tem uma projeção que ultrapassará os 35 pontos percentuais até o ano de 2030. Além disso, o IE baiano crescerá 22,23%, se compararmos os últimos quinze anos com os próximos quinze.

Na Sessão Especial proposta por Arimateia, o médico geriatra Dr. Lucas Prado esclarecerá o público sobre doenças neurodegenerativas na terceira idade. Já a Delegada Titular da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (DEATI), Laura Argolo, falará sobre as atividades desenvolvidas no órgão. A Coordenadora do Conselho Estadual do Idoso da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Marlúcia Nunes, destacará as ações exercidas pela Coordenação em benefício dos idosos.

O Presidente da Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência social da Bahia (ASAPREV), Dr. Marcos Barroso, discorrerá sobre os direitos dos idosos. A Coordenadora do Projeto Mulheres em Ação, Rogéria Santos, apresentará a atuação social das voluntárias em prol da terceira idade. Por fim, a Professora e pesquisadora Dra. Maria do Rosário de Menezes abordará os temas “Envelhecimento da população brasileira” e “Como envelhecer com qualidade de vida”.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br