Críticas e elogios a implantação do Sitema BRT Feira de Santana marcam debates na Câmara Municipal

Obras do BRT de Feira de Santana na Avenida Maria Quitéria.

Obras do BRT de Feira de Santana no cruzamento das Avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria

Obras do BRT de Feira de Santana na Avenida Maria Quitéria.

Obras do BRT de Feira de Santana na Avenida Maria Quitéria.

José Carneiro volta a defender projeto do BRT de Feira de Santana

O líder do Governo, vereador José Carneiro (PSL), nesta segunda-feira (31/08/2015), em discurso na Casa da Cidadania, voltou a defender o projeto do BRT, das críticas proferidas pelo vereador Alberto Nery (PT).

“A questão do BRT, quem não se recorda que, na eleição passada, diversos candidatos apresentaram suas propostas de governo naquele período pré-eleitoral e tinha um determinado candidato, que tinha um projeto de governo que criaria linhas aéreas tri-vias por cima das árvores. É para morrer de rir”, ironizou.

O edil lembrou que este mesmo candidato era apoiado por Nery. “Estou falando isso, vereador Alberto Nery, pois me parece que era o candidato que o senhor apoiava. O ônibus não pode passar na avenida, a não ser por cima das árvores”, disse.

José Carneiro defendeu o BRT como um projeto audacioso. “O tempo passou, o povo rejeitou este nome para assumir a Prefeitura, ganhou José Ronaldo de Carvalho, que tem um projeto não mirabolante, mas é ambicioso, audacioso e corajoso. É tão corajoso que essa turma que faz oposição não tem coragem de assumir que é contra e fica por trás: ‘não sou contra, mas não pode ser assim’. Vai fazer um curso de Engenharia para trazer dados técnicos e dizer: ‘prefeito tenho aqui um projeto’. Agora, só no achomêtro, na forma politiqueira de fazer campanha, eu não posso me render”, afirmou.

O vereador citou várias cidades brasileiras que estão aderindo ao sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade urbana rápida. “É um projeto moderno, que a maioria das cidades está implantando. Fortaleza, Uberlândia, Belo Horizonte, diversas cidades grandes do país estão promovendo a possibilidade de implantar o sistema rápido de transporte. Feira não é diferente, mas aqui gerou essa questão toda, porque é exclusivamente eleitoral”, avalia.

O líder do Governo acredita que o prefeito José Ronaldo de Carvalho será reeleito em 2016. “Muitos tem medo porque o prefeito vai dar uma surra de votos no primeiro turno, é essa a problemática toda. Vai ser uma surra de votos e José Ronaldo vai ganhar no primeiro turno, por não ter surgido um candidato a altura de enfrentá-lo. José Ronaldo já provou e prova cotidianamente que é um bom administrador e, se a população quiser elegê-lo, vamos ter que entender”, disso.

Para José Carneiro, muitos querem denegrir a imagem do prefeito, por não terem serviços prestados à altura. “Alguns que não tem serviços prestados à comunidade, não conseguiram despontar como grandes lideranças e querem, de alguma forma, tentar denegrir a imagem de alguém que está preocupado e muito com esta cidade”.

O líder governista informou que a Associação Feirense de Engenheiros, que havia acionado a Justiça contra o BRT, está irregular no município. “Quero novamente reafirmar que o projeto BRT é uma realidade, onde uma associação de Feira procurou a Defensoria e entrou com uma ação contra  o BRT. Essa associação está ilegal com problemas no CNPJ. Essa mesma fez uma suposta ação em uma entidade que não existe. Consultando alguns advogados soube que é crime de falsidade ideológica Associação Feirense dos Engenheiros”, afirmou.

O vereador criticou ainda o sobrinho de um deputado, que diz ter feito um projeto diferente para o BRT. “Sexta-feira estava em um restaurante da cidade quando chegou um engenheiro, sobrinho de um deputado de Feira de Santana, que diz ter um projeto importante, e eu perguntei se ele já fez um projeto para o Governo do Estado, o tio não dá um projeto. Ele deve é procurar o que fazer”, declarou.

O edil pontuou o quanto o BRT irá beneficiar a população. “O projeto do BRT vai transportar na avenida Getulio Vargas 43 mil passageiros por dia, com nove linhas, uma frota de 26 veículos, com seis articulados. Na avenida João Durval vamos trabalhar com 15 linhas a transportar 77 mil pessoas, com uma frota de 46 veículos, nove articulados”, disse.

José Carneiro prometeu retomar o assunto em breve. “Eu vou ter tempo futuramente para mostrar como fazem politicagem. Vou mostrar valores e tamanhos de BRT. E quero dizer que o BRT nas avenidas Getúlio Vargas e João Durval são o início da implantação, o que não quer dizer que não poderá vir a ser estendida a outras linhas. Hoje os recursos que temos são para implantar nessas avenidas, para o bem do povo de Feira”, finalizou.

Para Nery, faltou mais debates sobre o BRT

Em pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, na manhã desta segunda-feira (31), o vereador e líder da bancada de oposição na Casa, Alberto Nery (PT), rebateu o discurso do colega Eli Ribeiro (PRB), em relação ao BRT.

“Ouvi atentamente a fala do colega Eli Ribeiro e quero dizer que em nenhum momento nos posicionamos contra o crescimento de Feira de Santana, mas não podemos compactuar e aprovar algo que é delegado para ser posto em prática sem nenhum debate com a população, principalmente com os usuários do transporte. Na gestão de Ronaldo houve apenas duas audiências públicas, não vimos a participação da população num projeto como este”, contestou Nery.

O petista  rebateu dados: “não sei quem está mentindo, porque foi dito aqui que o BRT irá assistir 45 mil pessoas diariamente, mas o próprio prefeito afirmou que o sistema de transporte da cidade assiste a 45 mil pessoas diariamente”, observou.

Em aparte, o líder do Governo Municipal na Casa, vereador José Carneiro Rocha (PSL), garantiu que a população foi convidada a participar de audiências públicas sobre o BRT. “Então,  o senhor não se recorda que a Secretaria de Comunicação convidou toda a população, inclusive através de redes sociais, a participar de audiências públicas sobre o BRT? Mas, se para o senhor a Associação Comercial, o Rotary e outras entidades de classe não representam a população, paciência. Em relação à quantidade de passageiros que o BRT irá assistir, de acordo com a ficha técnica da Secretaria de Planejamento, serão 45 mil pessoas por dia”, explicou.

Correia pede união política em prol do BRT

Em discurso no horário  do grande expediente, nesta segunda-feira (31), na Casa da Cidadania, o vereador Correia Zezito (PTB) defendeu as obras do BRT e utilizou uma parceria no esporte para exemplificar a força da união em um único propósito.

“Gerinaldo Costa, petista, se uniu a Zé Chico, pedetista, para juntos lutarem a favor do Fluminense de Feira na 1ª divisão. Vejam como um petista pode fazer alianças para melhorar o esporte da cidade. Será que o mesmo não pode acontecer em prol do BRT? Vocês do PT não querem aceitar que o projeto trará melhorias para Feira de Santana, estão com medo do sucesso deste novo equipamento e estão jogando fogo para que as coisas deem errado, mas serão obrigados a se renderem ao perfeito”, disse Correia aos colegas de oposição.

E continuou: “por que não se unir e confirmar que o BRT é um sucesso? Mas, ficam iludindo a cabeça dos jovens, tentando convencê-los de que  o projeto será ruim para Feira. Por que não fizeram esse mesmo movimento quando foram derrubadas as árvores da Nóide? Nela,  o Governo do Estado não teve o compromisso de replantar as árvores derrubadas em outro lugar. Temos é que bater palmas para este prefeito competente. Vem aí o Shopping Popular e o Mercado de Artes, que ainda não foram  finalizados porque o prefeito está esperando a verba do Governo Federal”, argumentou.

Em aparte, o vice-líder do Governo na Casa, vereador Marcos Lima (PRP), lembrou que, apesar da crise que o país vem passando, em Feira de Santana as obras continuam a todo vapor. “Devemos isso ao prefeito, que investe pesado em nossa cidade e tem muita responsabilidade com o dinheiro público e com a população. Todos os dias obras são inauguradas: são creches, escolas, policlínicas. Feira é um canteiro de obras e temos mesmo que bater palmas para nosso prefeito. Os petistas estão chateados, porque estão vendo Feira crescer”, concluiu.

De volta com a palavra, Correia pediu união entre situação e oposição. “Vamos nos unir, porque o importante é Feira estar crescendo e se desenvolvendo cada dia mais”, finalizou.

Eli Ribeiro apresenta benefício do BRT em Feira

Em pronunciamento no grande expediente desta segunda-feira (31), na Câmara de Feira de Santana, o parlamentar Eli Ribeiro (PRB) falou sobre o crescimento da população feirense e a importância do sistema de BRT para a mobilidade urbana da cidade.

“Venho hoje externar algo importante em nossa cidade: Feira de Santana, segundo dados do IBGE, saiu de 612 mil habitantes em 1º de julho de 2014 para 617.528 mil habitante em 1º de julho de 2015. Feira é a cidade do trabalho e, por isso, é fundamental que estejamos atentos a este aumento e reconheçamos a importância do BRT para a mobilidade urbana. É natural, que em virtude da mudança, haja o impacto da população, mas esta obra será necessária para nossa cidade”, pontuou Eli.

Para fortalecer seu discurso, o edil falou sobre os benefícios do BRT no distrito federal. “Quando estive em Brasília, semana passada, ouvi do motorista que se em Brasília não existisse o BRT, no horário das 18 horas, quando aumenta o tráfego de veículos, ninguém sairia do lugar. Ele disse que o BRT lá melhorou muito a mobilidade urbana. Por isso, volto a dizer que o BRT também é muito importante para Feira de Santana”, finalizou Eli Ribeiro.

Outras publicações

Feira de Santana: PSOL debate transporte coletivo e mobilidade urbana PSOL debate mobilidade. O Partido Socialismo e Liberdade de Feira de Santana está realizando mais um “PSOL Debate”, evento aberto a toda comunidade,...
Comunidade do distrito João Durval sofre com a falta de abastecimento de água. Leia Esta e outras notícias da CMFS O vereador Roque Pereira está reclamando de problemas de abastecimento de água em localidades do distrito Governador João Durval, antigo Ipuaçu. Como ...
Linhas de crédito para MPE são apresentadas em Feira de Santana Com o objetivo de oferecer crédito com taxas adequadas para as micro e pequenas empresas (MPE) em Feira de Santana, o Sebrae realiza nesta quarta-feir...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br