Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari participa do 4º Encontro de Prefeitos

Cooperativa de reciclagem no Encontro de Prefeitos.

Cooperativa de reciclagem no Encontro de Prefeitos.

Um estande foi montado para mostrar aos participantes do 4º Encontro de Prefeitos, em Guarajuba, as ações da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc). São vassouras feitas com as cordas de garrafas PET, ou seja, os fios de garrafa.

Assim como os resíduos sólidos, os nossos hábitos também devem ser reciclados. A cadeia produtiva de resíduos sólidos, o papel dos catadores, da sociedade e do poder público nesse processo e as ações desenvolvidas por meio do Programa Cataforte. Hoje 98% das latinhas de alumínio usadas no Brasil são recicladas, mas no total, apenas 3% do lixo produzido no país é reciclado.

Tem ainda o projeto Descarte Legal-Lixo Eletrônico que visa levar o conhecimento sobre a reciclagem de lixo eletrônico para cooperativas de catadores, de modo a aumentar sua frenda. A finalidade é oferecer a população das cidades envolvidas (São Paulo, Salvador e Brasília) uma forma de descarte para seus resíduos eletrônicos, como celulares, computadores e periféricos, de modo ambientalmente correto.

No estande está sendo mostrado aos gestores como é feita a confecção de vassouras produzidas de garrafas pet. “Com 14 garrafas pet faz-se uma vassoura de doméstica cuja durabilidade é de dois a dois anos e meio com alto poder de limpeza, ideal para serviços leves e pesados”, informou a coordenadora da Coopmarc e do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia.

O 4º Encontro de Prefeitos realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) com corealização da Associação Brasileira de Municípios (ABM) conta com o apoio do Governo Federal, Governo do Estado da Bahia, Sebrae, Caixa, BNDES, Correios, Banco do Brasil, Funasa, Coelba, Bradesco, EGBA, Braskem, Conishi e Grupo A Tarde.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br