Coluna de Antônio José Larangeira de 18 de setembro de 2015

Tramita na Câmara Projeto de Lei de autoria da vereadora Cíntia Machado, que trata sobre doação de leite materno.

Tramita na Câmara Projeto de Lei de autoria da vereadora Cíntia Machado, que trata sobre doação de leite materno.

 A empresária Sâmua Lima ladeada por suas herdeiras.

A empresária Sâmua Lima ladeada por suas herdeiras.

Tocha Olímpica, menos em Feira

Entre as trezentas cidades brasileiras que vão receber a tocha olímpica, o principal símbolo das Olimpíadas, que no próximo acontecerá no Rio de Janeiro, sete são os municípios da Bahia, que  participarão deste importante  evento  mundial.  Salvador (que será a única do nordeste a receber competições olímpicas), Vitoria da Conquista, Valença, Senhor do Bomfim, Porto Seguro, Paulo Afonso, e Ilhéus. Vale evidenciar que Feira de Santana,  a maior e mais importante cidade baiana, depois da Capital, inexplicavelmente ficou de fora do acontecimento.  Faltou vontade política, por algum interesse…

A lei da doação de leite

Tramita na Câmara Municipal de Feira de Santana Projeto de Lei de autoria da vereadora Cíntia Machado, que trata sobre doação de leite materno e o selo de reconhecimento às empresas incentivadoras da ação. A proposta visa incentivar o constante abastecimento dos bancos de leite humano. E também promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

Cor de cinza na cidade

O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) realiza, de 17 de setembro a 16 de outubro de 2015, a exposição ‘Na Rua’, a primeira individual do grafiteiro Kbça. O artista troca os muros brancos pela galeria, mesclando influências urbanas com seu lado mais artístico, em 25 trabalhos inéditos.  O vernissage ocorreu na quarta-feira, na Galeria Carlo Barbosa, no Cuca, a proposta do projeto é levar a expressão autêntica e urbana do grafitti ao espaço fechado. “A agressividade do spray faz uma união contrastante com a delicadeza da pintura em tela, criando uma identidade única e mostrando que o graffiti também pode ser visto como arte não-efêmera”, explica o crítico de arte Levy Costa. Com traços facilmente reconhecidos, Kbça dá cor ao cinza da cidade, espalha seu coração pelas ruas e pinta suas inquietudes e símbolos de liberdade por onde passa, salienta Costa. Nascido em Feira de Santana, BA, Kbça se envolveu com a arte de rua em 2007. Estudou Design na Escola de Game, Arte Digital e Animação (Saga), o que lhe deu uma possibilidade a mais de trabalhar com ilustrações.

Seminário Temático

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), promoveu, até quinta-feira (17), o I Seminário Temático, no Campus Avançado da Chapada Diamantina. O tema abordado é ‘Bioética na formação docente no contexto escolar’. Iniciado domingo (13), o Seminário é um componente curricular de oferta obrigatória aos alunos do curso. A programação, no entanto, foi pensada na perspectiva de favorecer a participação da comunidade de Lençóis, nas sessões temáticas através de palestras e debates.

Festa para Joyce

Em evento bastante concorrido, realizado pelo famoso joalheiro Carlos  Rodeiro, na cap, ocorreu homenagem à jornalista  e consagrada colunista social paulista Joyce Pascowith.

Ministério Público de sede nova

Na noite de terça-feira, durante a inauguração da nova sede da Procuradoria da República no Município, o prefeito José Ronaldo de Carvalho exultou os procuradores da instituição subordinada ao Ministério Público Federal da Bahia a continuarem “firmes e fortes na defesa dos interesses da sociedade”. Com uma movimentação processual que envolve ações de improbidade administrativa, penais e populares, a Procuradoria do Ministério Público Federal em Feira de Santana contabiliza, atualmente, 1.170 inquéritos policiais, considerados processos ativos. No âmbito da Procuradoria, cujas ações abrangem 47 municípios na região, ainda tramitam 332 procedimentos extrajudiciais: inquéritos civis, notícias de fato, procedimentos preparatórios, de intervenção criminal e de cooperação internacional. A Procuradoria da República, atende em Feira de Santana ao público das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira e conta com treze servidores e três procuradores: Claytton Ricardo de Jesus Santos, Marcos André Carneiro Silva e Samir Cabus Nachef Júnior.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Outras publicações

Coluna de Antônio José Larangeira de 18 de agosto de 2016 O ex-deputado federal, o feirense Cândido Vaccarezza, que foi líder dos governos Lula e Dilma Roussef na Câmara dos Deputados, está deixando o PT. ...
Confira coluna de Antônio José Larangeira de 18 de junho de 2010 Feirenses na Copa Sob o comando de Dilson Barbosa, encontra-se desde sábado na Africa do Sul, a equipe da Ràdio Sociedade de Feira de Santana, que ir...
Coluna de Antônio José Larangeira de 10 de setembro de 2015 Os queridos espanhóis Dinaurea e Jesus Cal Canda. Prefeito Jose Ronaldo de Carvalho satisfeito com a performance de Feira de Santana, diante dos ...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.