Coluna de Antônio José Larangeira de 16 de setembro de 2015

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Luis Mercês e o presidente do Instituto Pensar Feira Edson Piaggio, em reunião sobre os assuntos da cidade.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Luis Mercês e o presidente do Instituto Pensar Feira Edson Piaggio, em reunião sobre os assuntos da cidade.

Luis Silvany Regis Sampaio drinkando no “week end” com seu filho cirurgião plástico Milton Falcão.

Luis Silvany Regis Sampaio drinkando no “week end” com seu filho cirurgião plástico Milton Falcão.

A empresária Rosangela Sobral, socialmente.

A empresária Rosangela Sobral, socialmente.

Uefs no ranking

O jornal Folha de São Paulo divulgou dias atrás no seu caderno Campus Minado, onde traz o RUF – Ranking Universitário Folha a lista de 192 universidades, quando  a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) está na 60ª posição, com 53,36%, quando levados em conta aspectos como qualidade de pesquisa, qualidade de ensino, avaliação do mercado, inovação e internacionalização.  No ranking, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) aparece como a melhor Instituição de Ensino Superior da Bahia e a única do Estado que está entre as 15 melhores universidades públicas do Brasil. Os cursos da Uefs que obtiveram melhor posição foram Odontologia (18º), Matemática (57º), Letras (58º), Ciências Contábeis (77º), Agronomia (82º) e Física (87º). A Universidade de Salvador (Unifacs), campus Feira de Santana, ocupa a 103ª, no ranking. No país, a Universidade de São Paulo (USP) ocupa o primeiro lugar.

 Vigilância

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou, em publicação no Diário Oficial da União de segunda-feira ultima, a suspensão do Gel Massageador Manteiga de Sucuri, da marca Néctar Cosméticos, fabricado pela empresa Fazenda Jaíba, localizada no município de Feira de Santana,pois o gel não possui cadastro, registro ou notificação na Anvisa, além de não apresentar CNPJ da empresa.  De acordo com a agência, as alegações divulgadas no rótulo do produto não são comprovadas, bem como é desconhecida a sua composição. Dias atrás divulguei nesta coluna que a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 30% dos medicamentos distribuídos na América Latina são falsificados. Inclusive, pedi mais atenção das autoridades de Feira de Santana sobre o assunto.

Obras do SESC

A solenidade realizada  no antigo Palácio do Menor, ao lado da praça Padre Ovidio, para a assinatura de contrato para a construção do restaurante do comerciário e teatro do Sesc em Feira de Santana, vai custar cerca de R$ 17 milhões, recursos já disponibilizados e ocupará um área de 6 mil m², sendo 2000 mil m², destinados somente ao restaurante. A empresa FCK Construções,  contratada para a execução dos serviços  terão início no próximo dia 21 de setembro. O objetivo já pré-estabelecido e pactuado é concluir a obra no prazo de um ano. O restaurante terá capacidade para 2.000 refeições por dia, a um custo subsidiado, enquanto o teatro vai contar com capacidade para 292 lugares. Será totalmente climatizado e dotado de toda infra-estrutura, contando ainda com salas de coro e de ensaios, camarins, sala de imprensa, além dos espaços destinados à administração. A obra tem parceria com a prefeitura que agilizou a doação do terreno e todo o processo de legalização da obra em sua parte burocrática.

Sergio Carneiro é verde

Depois de seis anos no PDT e  dezesseis no PT, o ex-deputado federal e secretário de Relações Interinstitucionais Sérgio Carneiro resolveu ir para o PV. O argumento é que precisa mudar de legenda sem perder seu perfil de esquerda e o PV tem essas características. Interessante foi que Sérgio Carneiro preferiu fazer a sua definição partidária antes do prazo para quem deseja ser candidato em 2016.

 Violência

A Academia de Educação de Feira de Santana vai realizar  um Seminário sobre violência na Escola, com o tema VIOLÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: REALIDADE E PROPOSIÇÕES, contando com a participação do Núcleo Regional de Educação 19  (antiga DIREC) e da Secretaria Municipal de Educação.   O Seminário acontecerá no dia 23 de setembro, às 8:30h no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana,  especialmente a docentes, gestores e coordenadores de unidades escolares e alunos,  tendo como expositores um representante do NRE e um da Secretaria Municipal de Educação, que abordará a experiência vivenciada, as ações e os resultados obtidos.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio Larangeira de 1 de março de 2010 Vista aérea da Praça Jackson do Amauri em Feira de Santana. A economia de Feira de Santana obteve no ano de 2009 saldo comercial positivo de US$ 18.0...
Confira a oluna de Antônio José Larangeira de 9 de setembro de 2010 Moda Alto Verão Ao longo de 11 anos, o shopping de Feira realizou grandes eventos e virou referência como o maior centro propagador de moda de Feira ...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 21 de dezembro de 2009 Tarcizio versus Eliana O prefeito Tarcízio Pimenta lamentou as críticas feitas pela deputada Eliana Boaventura contra o Programa Feira Digital. Ele c...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.