Coluna de Antônio José Larangeira de 15 de setembro de 2015

O deputado federal Fernando Torres pretende doar área à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, para campus em Feira de Santana.

O deputado federal Fernando Torres pretende doar área à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, para campus em Feira de Santana.

 O publicitário Duda Mendonça faz hoje a abertura de conclave na FAT.

O publicitário Duda Mendonça faz hoje a abertura de conclave na FAT.

O empresário Jose da Costa Falcão volta às reuniões-almoços da Confraria dos Gastrônomos.

O empresário Jose da Costa Falcão volta às reuniões-almoços da Confraria dos Gastrônomos.

Deputado poderá doar área para UFRB

Após tomar conhecimento, de que Feira de Santana poderá perder o campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por falta de uma área expressiva,  o deputado federal Fernando Torres declarou à mídia, mais precisamente ao programa do âncora Dilton Coutinho, o Acorda Cidade, que  está à disposição para ajudar, no que for possível, a solucionar o impasse e  falando em nome do seu irmão e  empresário Osmar Torres Filho, proprietário de uma rede de postos de combustíveis, afirmou que  poderia doar uma área de 50 tarefas de terra, vizinho à fazenda do ex senador João Durval, garantindo de que é a mesma é bastante valorizada com  tarefa naquela região custando em torno de 10 mil reais. A UFRB não pode sair de Feira de Santana e a gente vai trabalhar em função disso”, declarou. Atualmente, o campus funciona provisoriamente na área do Serviço de Integração do Migrante (SIM), situado no bairro SIM, com apenas dois cursos. E segundo a diretora da unidade, Susana Couto Pimentel, só continuará atendendo à demanda até o final de 2016, devido ao projeto de ampliação de cursos marcado para o início de 2017.

Discussão sobre  semiárido

Com uma das piores estiagens dos últimos 50 anos, a Bahia ainda sofre com o reflexo da seca. Atualmente, 147 municípios estão em estado de emergência, reconhecido pelo Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, em lista atualizada no último dia 31 de agosto. A seca dos últimos anos provocou a morte de milhões de animais e ainda desestruturou o setor agropecuária da Bahia. “Essa é uma realidade nacional. O Nordeste de todo país ainda está sofrendo com os prejuízos da seca e está, aos poucos, retomando suas atividades”, ressalta João Martins, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB). Para debater a produtividade da região semiárida, Salvador vai sediar nos dias 14 e 15 de setembro o Agropec Semiárido que, pela primeira vez, acontece juntamente o IV Congresso Brasileiro de Palma e Outras Cactáceas.

 Duda Mendonça na Fat

Hoje acontecerá a abertura do IV Colóquio de Comunicação na FAT, com palestra do publicitário Duda Mendonça que abordará o tema  “Desafios da Publicidade contemporânea na construção do público consumidor”. Amanhã, uma mesa redonda trará o publicitário Thiago Monteiro, da agência Click Interativo, e o jornalista Giácomo Mancini, da TV Bahia, para debater o tema “Comunicação contemporânea e a construção de processos históricos e sociais”. Encerrando o evento, no dia 17, a programação do conclave abrirá espaço para a troca de experiências, convidando egressos dos cursos de Jornalismo e Publicidade para compartilhar suas vivências no mercado de trabalho.

De volta à Confraria

Depois de um bom período ausente dos almoços da Confraria dos Gastrônomos, retornou à reunião  sábado,  no Stop Nil, acompanhado de seu filho Fabio, o empresário Jose da Costa Falcão, que foi festejado pelo presidente Armando Sampaio e seus companheiros Antonio Jose Larangeira, Cloves Figueredo e João Veloso. O ágape foi muito concorrido.

Feirão de imóveis

A empresa L Marquezzo, que constrói e atua no ramo imobiliário em Feira de Santana e região,  montou um stand na principal via pública da cidade, a avenida Getúlio Vargas, para apresentar um feirão de imóveis. Nada demais, se tivessem o mesmo tratamento os ambulantes que comercializam no centro da cidade e que têm vivido uma perseguição intensa. Nada demais, também, se o espaço fosse usado para uma ação de interesse público. A diferença é que mesmo dando uma pequena contribuição para a prefeitura, se é que deu, a comercialização da L Marquezzo foi oficializada.(Do Blog de Jair Onofre).

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio Larangeira de 15 de março de 2010 Feira do Livro Representantes da Universidade Estadual de Feira de Santana e da comunidade discutiram, na manhã na quarta-feira (10/03/2010) , a orga...
Confira coluna de Antônio José Larangeira de 23 de junho de 2010 BB doa computadores Atendendo pedido do seu presidente Armando Sampaio, a Associação Comercial de Feira de Santana, recebeu do Banco do Brasil – Regi...
Coluna de Antônio José Larangeira de 07 de novembro de 2015 João Veloso e Martine numa reunião social. O charme indescritível de Eva Pedreira. Manoel Cordeiro e Liduina , figuras queridas de nossa soci...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.