Coluna de Antônio José Larangeira de 11 de setembro de 2015

 João Martins, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) vai  debater a produtividade da região semiárida em congresso na Bahia.

João Martins, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) vai debater a produtividade da região semiárida em congresso na Bahia.

 O famoso publicitário Duda Mendonça vem a colóquio na FAT.

O famoso publicitário Duda Mendonça vem a colóquio na FAT.

 Toni Monteiro, uma das figuras expressivas de nossa sociedade.

Toni Monteiro, uma das figuras expressivas de nossa sociedade.

Congresso sobre o semiárido

Com uma das piores estiagens dos últimos 50 anos, a Bahia ainda sofre com o reflexo da seca. Atualmente, 147 municípios estão em estado de emergência, reconhecido pelo Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, em lista atualizada no último dia 31 de agosto de 2015. A seca dos últimos anos provocou a morte de milhões de animais e ainda desestruturou o setor agropecuária da Bahia. “Essa é uma realidade nacional. O Nordeste de todo país ainda está sofrendo com os prejuízos da seca e está, aos poucos, retomando suas atividades”, ressalta João Martins, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB). Para debater a produtividade da região semiárida, Salvador vai sediar nos dias 14 e 15 de setembro o Agropec Semiárido que, pela primeira vez, acontece juntamente o IV Congresso Brasileiro de Palma e Outras Cactáceas. Mais de 1700 pessoas de todo o Brasil garantiram vaga antecipadamente e vai reunir os maiores especialistas e técnicos do país sobre o assunto, apresentando o que de mais atual existe no mundo sobre tecnologias de produção utilizadas em regiões semiáridas. Ainda acontecerão palestras com grandes nomes do cenário nacional, como a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e o presidente da Embrapa, Maurício Lopes.

Justiça  baiana, entre as piores

O presidente da OAB-BA, Luiz Viana, fez duras críticas à Justiça baiana, considerada uma das piores do país, em entrevista publicada na Tribuna da Bahia, desta terça-feira,8.  “Os números do CNJ confirmam o que os advogados baianos sentem no dia a dia: uma ineficiência gigantesca, sobretudo no 1º grau. Isso é fruto de má gestão de pessoal, falta de pessoal e pessoal mal remunerado”. Segundo Viana, no ano passado, a Bahia tinha 636 magistrados, cerca de 13 mil servidores e gastou quase R$ 1,5 bilhão com a folha de pessoal, sem demonstrar o mínimo de eficiência no atendimento à demanda judicial dos baianos. Ele defendeu o diálogo mais amplo do Tribunal de Justiça da Bahia com a advocacia e a sociedade como forma de encontrar uma solução para o grave problema. O fato repercutiu bastante na Região Metropolitana de Feira de Santana.

Colóquio da comunicação

A Faculdade Anísio Teixeira – FAT vai promover, entre os dias 15 e 17 próximo, seu IV Colóquio de Comunicação. O evento trará grandes nomes da área, como o publicitário Duda Mendonça e o gerente de Jornalismo da TV Bahia, Giácomo Mancini, numa promoção dos cursos de Jornalismo e Publicidade da instituição. O conclave tem como tema central “Perspectivas Profissionais em Comunicação”.

Coleção de Verão

Inspirados pela alma da estação mais quente do ano, o Boulevard Shopping, apresenta no próximo dia 16 de setembro, a sua coleção de Verão. Batizado como Soul Summer Boulevard, o evento tem como proposta trazer a cidade um formato inovador, mesclando música, moda e gastronomia. Com a produção do Projeto SSA, dos especialistas em moda, Almir Junior, Tininha Viana e Marcelo Gomes, o Soul Summer Boulevard será o marco inicial das ações do shopping para a estação mais marcante do ano. De acordo com Tininha Viana toda a concepção do projeto é uma ousadia muito grande por parte do Boulevard Shopping. “Acreditamos que o Soul Summer Boulevard será maravilhoso para o público de Feira de Santana. Além disso, seguindo a tendência do evento, vamos trabalhar com modelos de diversos estilos e com isso, retratar a mulher brasileira com produções de moda das diversas marcas que compõem o mix do Boulevard”, ressalta Tininha. O desfile promete apresentar os mais diversos looks, como noite, day by daytrends, entre outros. O evento acontece às 22h30, para convidados.

Lançamento

O escritor feirense Vladimir Queiroz lança mais uma obra, na próxima terça-feira,15, às 19h, no Restaurante Casa de Tereza, localizado na rua Rua Odilon Santos, 45, Rio Vermelho, Salvador, BA. ‘Muxarabis’ é o décimo livro do autor, o nono de poesias. O escritor é formado em Engenharia Química pela Ufba. Já publicou os livros: ‘Seres & Dizeres’ (1996), ‘Terracota’ (2001), ‘Infantilis’ (2003), ‘ABCDito e outros ditos mais’ (2003), ‘Apokálupsis do Sertão’ (2006), ‘Luminescência’ (2008), ‘Instinto’ (2010), ‘Alcatruz’ (2011), ‘Nuances’ (2012). Em 2015, ‘Nuances’ foi publicado em Portugal pela Chiado Editora e traduzido na Romênia pela Editora Timpul.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 13 de outubro de 2010 Bahia na Bienal Os leitores do Paraná tiveram  a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura literária da Bahia, durante a 1° Bienal do Livro d...
Coluna de Antônio José Larangeira de 27 de maio de 2009 Observadores políticos têm comentado de que o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, vem procurando desenhar o seu futuro de acordo o panorama a descor...
Coluna de Antônio José Larangeira de 05 de dezembro de 2015 O presidente do Sincomf Jose Carlos Moraes Lima proporcionou aos trabalhadores do comércio de Feira de Santana reajuste salarial de 12%. Em discu...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.