Coluna de Antônio José Larangeira de 10 de setembro de 2015

Os queridos espanhóis Dinaurea e Jesus Cal Canda.

Os queridos espanhóis Dinaurea e Jesus Cal Canda.

Prefeito Jose Ronaldo de Carvalho satisfeito com a performance de Feira de Santana, diante dos municipais baianos.

Prefeito Jose Ronaldo de Carvalho satisfeito com a performance de Feira de Santana, diante dos municipais baianos.

Katia e Lula Silva foram festejar o aniversário de casamento em viagem pelo Caribe.

Katia e Lula Silva foram festejar o aniversário de casamento em viagem pelo Caribe.

Feira de Santana e a situação dos municípios

Em um estado com 417 municípios, a Bahia – maior PIB do Nordeste, e oitavo do país, disputando de perto com Santa Catarina e Distrito Federal –, 90% das prefeituras só têm conseguido manter os gastos com a folha. A informação foi repassada à repórter Heliana Frazão, do jornal Estado de São Paulo, pela diretoria da UPB, acrescentando que 70% dos municípios  baianos dependem do repasse de verba do Fundo de Participação (FPM). Apesar do alto número de cidades, o que se explica pelo tamanho do estado, mais de 88% das mesmas possuem menos de 50.000 habitantes, o que explica, em parte, a dependência que a maioria delas tem com relação ao FPM.

A apuração feita pela repórter resultou em matéria sob o título “Municípios baianos mantêm apenas serviços essenciais”, com o subtítulo “Em tempos de crise, prefeitos paralisam investimentos, cortam próprio salário e não descartam demissões”. Mas, não são apenas os pequenos os atingidos pela crise. A economicamente poderosa Camaçari, polo industrial do estado, também vive momento de cortes de salários municipais. Enquanto isto, Feira de Santana com população perto de 1 milhão de habitantes, tem a sua administração saneada, com pagamento dos funcionários em dia e  com importantes obras em execução, capitaneada pelo prefeito Jose Ronaldo de Carvalho. O assunto está na mídia nacional através do tradicional Estadão.

Patrimônio geológico

A Universidade Estadual de Feira de Santana   e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, vinculada ao Ministério das Minas e Energia, estão  realizando de ontem a domingo (8 a 13/9), na Chapada Diamantina, o III Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico (III GeoBRheritage). Com expectativa de público de 500 pessoas, o simpósio irá reunir pesquisadores de diversos países, com o objetivo de trocar experiências. Estão discutidos temas relativos ao patrimônio geológico natural, construído e mineiro, segundo as vertentes da geoconservação, do ensino, da sustentabilidade, de projetos geoturísticos e da recuperação ambiental, bem como da ligação deste tipo de patrimônio com a identidade local. Conforme a organização do evento, vários autores afirmam que o surgimento da sociedade urbana do interior do Brasil se deve à exploração dos recursos minerais. A quantidade de cidades de formação mineira tombadas como patrimônio brasileiro e mundial reforça esta visão. Na Chapada Diamantina, as cidades de Jacobina, Morro do Chapéu, Rio de Contas, Mucugê, Andaraí, Palmeiras e Lençóis atestam a relevância da mineração na construção da sociedade brasileira dos séculos XVIII e XIX.

Expofeira e seu estilo

O estilo rural, capirira ou “country”, predominou nas vestimentas e acessórios de homens, mulheres e crianças que marcaram presença na primeira noite de shows da 40ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana, como naturalmente acontece. E a programação musical casou perfeitamente com o ambiente. O forró, o sertanejo e o arrocha deram um clima aconchegante a área de shows. O resultado foi uma noite genuinamente com “cara” de Expofeira. A principal atração, Adelmário Coelho, é um dos recordistas em participações na festa. E a cada ano mostra porque é aclamado pelo público feirense. O carisma, a simpatia e o repertório de qualidade, que é acompanhado em “coro” pela multidão, atestam os motivos pelo qual o forrozeiro baiano é uma das presenças marcantes na maior festa agropecuária do interior da Bahia. A primeira noite de shows da Expofeira 2015 também contou com shows das bandas Arrochanejo, que abriu a programação, e ainda Swtak Fogoso e Chapéu de Couro. Para quem curtiu até a madrugada desta segunda-feira, feriado de 7 de setembro, a abertura não poderia ter sido em data melhor.

Giro do deputado

A semana que passou foi agitada para o deputado federal Fernando Torres (PSD). Teve um encontro com o senador Walter Pinheiro (PT) em Feira de Santana levado a café da manhã. Depois esteve na programação uma conversa com políticos de outras agremiações partidárias e ainda encontrou  tempo para pilotar pelas avenidas de Feira de Santana,  uma simples motocicleta.

Lançamento

Foi lançado mundialmente no dia 19 de agosto passado, o ebook “Olhos de Nuvens Claras” (poesia), através do site www.amazon.com.br, do poeta feirense Carlos Magno Vitor da Silva, professor adjunto de Língua Portuguesa, Metodologia da Pesquisa e Filosofia, da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), bem como membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e da Academia de Cultura da Bahia.(Informações do Blog Demais).

Data da Sociedade

A Rádio Sociedade AM de Feira de Santana, uma das mais antigas e tradicionais emissoras da Bahia, completou na segunda-feira, 67 anos. É localizada na Rua Frei Hermenegíldo, bairro Capuchinhos e faz parte da Rede de Rádio Comunicação Capuchinhos , levando uma programação eclética ao público baiano. Este jornalista teve o prazer de apresentar durante vários anos um programa nesta rádio, mais precisamente há aproximadamente  mais de três décadas e aos  sábados e domingos, denominado “Programa de Antônio José Larangeira”.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Outras publicações

Coluna de Antônio José Larangeira de 28 de julho de 2015 O presidente da Fundação Egberto Costa, professor Antonio Carlos Coelho será o anfitrião da solenidade dos dez anos da Instituição, hoje no Teatro Ma...
Confira a coluna de Antônio Larangeira de 18 de maio de 2010 UEFS, ano 34 O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana José Carlos Barreto e o vice-reitor Washington Almeida Moura estão convidando a co...
Confira a coluna de Antônio Larangeira de 17 de agosto de 2010 Empresa inédita Conforme noticia veiculada em coluna anterior, está confirmada a implantação em Feira de Santana, da Rositel Serviços Técnicos e Prof...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.