Coluna de Antônio José Larangeira de 10 de setembro de 2015

Os queridos espanhóis Dinaurea e Jesus Cal Canda.

Os queridos espanhóis Dinaurea e Jesus Cal Canda.

Prefeito Jose Ronaldo de Carvalho satisfeito com a performance de Feira de Santana, diante dos municipais baianos.

Prefeito Jose Ronaldo de Carvalho satisfeito com a performance de Feira de Santana, diante dos municipais baianos.

Katia e Lula Silva foram festejar o aniversário de casamento em viagem pelo Caribe.

Katia e Lula Silva foram festejar o aniversário de casamento em viagem pelo Caribe.

Feira de Santana e a situação dos municípios

Em um estado com 417 municípios, a Bahia – maior PIB do Nordeste, e oitavo do país, disputando de perto com Santa Catarina e Distrito Federal –, 90% das prefeituras só têm conseguido manter os gastos com a folha. A informação foi repassada à repórter Heliana Frazão, do jornal Estado de São Paulo, pela diretoria da UPB, acrescentando que 70% dos municípios  baianos dependem do repasse de verba do Fundo de Participação (FPM). Apesar do alto número de cidades, o que se explica pelo tamanho do estado, mais de 88% das mesmas possuem menos de 50.000 habitantes, o que explica, em parte, a dependência que a maioria delas tem com relação ao FPM.

A apuração feita pela repórter resultou em matéria sob o título “Municípios baianos mantêm apenas serviços essenciais”, com o subtítulo “Em tempos de crise, prefeitos paralisam investimentos, cortam próprio salário e não descartam demissões”. Mas, não são apenas os pequenos os atingidos pela crise. A economicamente poderosa Camaçari, polo industrial do estado, também vive momento de cortes de salários municipais. Enquanto isto, Feira de Santana com população perto de 1 milhão de habitantes, tem a sua administração saneada, com pagamento dos funcionários em dia e  com importantes obras em execução, capitaneada pelo prefeito Jose Ronaldo de Carvalho. O assunto está na mídia nacional através do tradicional Estadão.

Patrimônio geológico

A Universidade Estadual de Feira de Santana   e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, vinculada ao Ministério das Minas e Energia, estão  realizando de ontem a domingo (8 a 13/9), na Chapada Diamantina, o III Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico (III GeoBRheritage). Com expectativa de público de 500 pessoas, o simpósio irá reunir pesquisadores de diversos países, com o objetivo de trocar experiências. Estão discutidos temas relativos ao patrimônio geológico natural, construído e mineiro, segundo as vertentes da geoconservação, do ensino, da sustentabilidade, de projetos geoturísticos e da recuperação ambiental, bem como da ligação deste tipo de patrimônio com a identidade local. Conforme a organização do evento, vários autores afirmam que o surgimento da sociedade urbana do interior do Brasil se deve à exploração dos recursos minerais. A quantidade de cidades de formação mineira tombadas como patrimônio brasileiro e mundial reforça esta visão. Na Chapada Diamantina, as cidades de Jacobina, Morro do Chapéu, Rio de Contas, Mucugê, Andaraí, Palmeiras e Lençóis atestam a relevância da mineração na construção da sociedade brasileira dos séculos XVIII e XIX.

Expofeira e seu estilo

O estilo rural, capirira ou “country”, predominou nas vestimentas e acessórios de homens, mulheres e crianças que marcaram presença na primeira noite de shows da 40ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana, como naturalmente acontece. E a programação musical casou perfeitamente com o ambiente. O forró, o sertanejo e o arrocha deram um clima aconchegante a área de shows. O resultado foi uma noite genuinamente com “cara” de Expofeira. A principal atração, Adelmário Coelho, é um dos recordistas em participações na festa. E a cada ano mostra porque é aclamado pelo público feirense. O carisma, a simpatia e o repertório de qualidade, que é acompanhado em “coro” pela multidão, atestam os motivos pelo qual o forrozeiro baiano é uma das presenças marcantes na maior festa agropecuária do interior da Bahia. A primeira noite de shows da Expofeira 2015 também contou com shows das bandas Arrochanejo, que abriu a programação, e ainda Swtak Fogoso e Chapéu de Couro. Para quem curtiu até a madrugada desta segunda-feira, feriado de 7 de setembro, a abertura não poderia ter sido em data melhor.

Giro do deputado

A semana que passou foi agitada para o deputado federal Fernando Torres (PSD). Teve um encontro com o senador Walter Pinheiro (PT) em Feira de Santana levado a café da manhã. Depois esteve na programação uma conversa com políticos de outras agremiações partidárias e ainda encontrou  tempo para pilotar pelas avenidas de Feira de Santana,  uma simples motocicleta.

Lançamento

Foi lançado mundialmente no dia 19 de agosto passado, o ebook “Olhos de Nuvens Claras” (poesia), através do site www.amazon.com.br, do poeta feirense Carlos Magno Vitor da Silva, professor adjunto de Língua Portuguesa, Metodologia da Pesquisa e Filosofia, da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), bem como membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e da Academia de Cultura da Bahia.(Informações do Blog Demais).

Data da Sociedade

A Rádio Sociedade AM de Feira de Santana, uma das mais antigas e tradicionais emissoras da Bahia, completou na segunda-feira, 67 anos. É localizada na Rua Frei Hermenegíldo, bairro Capuchinhos e faz parte da Rede de Rádio Comunicação Capuchinhos , levando uma programação eclética ao público baiano. Este jornalista teve o prazer de apresentar durante vários anos um programa nesta rádio, mais precisamente há aproximadamente  mais de três décadas e aos  sábados e domingos, denominado “Programa de Antônio José Larangeira”.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio Larangeira de 11 de fevereiro de 2010 Carnaval fecha Feira Apesar de não haver carnaval em Feira de Santana, porém como resultado do acordo firmado entre o Sindicato do Comercio e o Sindi...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 9 de dezembro de 2009 Mais crédito para os lojistas Com a finalidade de proporcionar  um crédito de trinta milhões de reais aos lojistas feirenses, neste período de final ...
Coluna de Antônio José Larangeira de 23 de setembro de 2015 Carlos Augusto recebe do prefeito José Ronaldo de Carvalho a Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana – classe Oficial – área da Comunicação Soc...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.