Coluna de Antônio José Larangeira de 04 de setembro de 2015

O  presidente do Núcleo de Criadores de Guzerá Bahia/Sergipe Benicio Cavalcanti lidera 20º.Leilão Guzerá na Expofeira.

O presidente do Núcleo de Criadores de Guzerá Bahia/Sergipe Benicio Cavalcanti lidera 20º.Leilão Guzerá na Expofeira.

Esteve na cidade o professor doutor Dimas Hernández Gutiérrez,  diretor de Universalizacion do Ministério de Educação Superior de Cuba.

Esteve na cidade o professor doutor Dimas Hernández Gutiérrez, diretor de Universalizacion do Ministério de Educação Superior de Cuba.

O cirurgião Volney Pitombo foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

O cirurgião Volney Pitombo foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

20º.Leilão Guzerá na Expofeira

Pelo  vigésimo ano, bovinos da raça guzerá, espécimes de grande rusticidade, adaptabilidade e habilidade materna, irão à leilão no Parque de Exposição João Martins da Silva, durante a 40ª Expofeira, que acontece de 6 a 13 de setembro de 2015, quando serão oferecidos 20 lotes de animais de elite, formando um total de 80. O leilão acontece no dia 12, a partir do meio-dia e os animais, primeira raça zebuína a chegar no país, são de dupla aptidão – tanto para a carne como para a produção de leite. O pagamento dos arremates foi fixado em 24 parcelas. “Eles devem ser usados para o melhoramento genético do rebanho, porque todos têm o registro definitivo da raça”, afirmou o criador Benício Cavalcanti, presidente do Núcleo de Criadores de Guzerá Bahia/Sergipe. Ele ainda disse que com base em exposições anteriores que aconteceram na região, as expectativas de bons resultados para a Expofeira são as melhores, mesmo os pecuaristas enfrentando um período financeiro conturbado e ainda sendo atingido pelos reflexos da grande seca passada, que obrigou aos criadores a reduzir seus rebanho adultos. O que se tem nas fazendas é rebanho em formação”, afirmou Benício Cavalcanti. “Levaremos cerca de dez anos para que nos recuperemos completamente dos efeitos da última seca”. Isto se as chuvas voltar a cair com a regularidade que o campo precisa.

Educação do Campo

Os rumos das políticas de Educação do Campo e os desafios para a sociedade civil são o tema principal de encontro no Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana, iniciada na quarta-feira e que irá até amanhã. Participam pesquisadores, extensionistas, alunos de graduação e pós-graduação, professores da educação básica, gestores públicos e representantes de movimentos sociais e sindicais. A mesa de abertura, a partir das 14h, no Auditório Central do campus da Uefs, terá a presença do professor doutor Dimas Hernández Gutiérrez. Ele é diretor de Universalizacion do Ministério de Educação Superior de Cuba. O II Seminário Internacional de Educação do Campo (Siec), que será realizado simultaneamente com o “III Seminário Estadual de Educação do Campo da Bahia” e “I Seminário Regional do Procampo Nordeste”, é uma promoção da Uefs, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). É resultado do acúmulo de reflexões, conhecimentos e experiências na área da Educação do Campo e Agroecologia no âmbito da graduação e da pós-graduação (Especialização e Mestrado) das referidas instituições de ensino.

Eleito presidente

Foi eleito presidente da  Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, durante eleições ocorridas em São Paulo, o cirurgião feirense  radicado no Rio de Janeiro, Volney Pitombo, que conquistou 108 votos, contra 78 do médico  Carlos Porchat. As comemorações de posse ocorrerão no Rio.

A cara do verão

Looks luminosos, tendência vista nas passarelas do mundo todo, e contraste de notas e tons terrosos e quentes, com a cara do verão, definem Make B. Lumina Collection, lançamento de O Boticário para a temporada primavera-verão. E foi na beleza do verão mediterrâneo e nas ensolaradas tardes na costa italiana que a marca foi buscar inspiração para criar as cores, formas e cheiros dos novos produtos. A coleção conta com 23 itens, sendo cinco inéditos no portfólio de Make B. – Duo Top Coat para Olhos e Boca, Pó Translúcido, Lip Balm & Blush, Iluminador Facial e Gel Iluminador para o corpo e rosto. Tudo  já poderá ser conferido, em edição limitada, nas lojas, no e-commerce e com as revendedoras O Boticário, desde segunda feira. Em Feira de Santana, a sua franqueada Ozana  Barreto fez a festa.

Teatro domingo

“A Fantástica Loja de Brinquedos”, espetáculo convidado para abrir a temporada do mês de setembro do Domingo Tem Teatro faz sua estreia nesse domingo, 6 de setembro, às 10:30h no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA. A FANTÁSTICA LOJA DE BRINQUEDOS é uma montagem do grupo de teatro Stripulia, que pela primeira vez se apresenta em Feira de Santana na Programação do Projeto Domingo Tem Teatro. O espetáculo traz um questionamento sobre a importância dos brinquedos e a falta de interesse das crianças de hoje por brinquedos e brincadeiras tradicionais.  Elizete Destéffani  é a coordenadora geral do Projeto Domingo Tem Teatro.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Outras publicações

Coluna de Antônio José Larangeira de 09 de outubro de 2015 O superintendente regional do Banco do Brasil Nelio Mello, que está atuando a megatons em Feira de Santana. João Veloso e Martine, num giro socia...
Confira a coluna de Antônio Larangeira de 4 de maio de 2010 Candidatura de Gracinha Pimenta O encontro do prefeito Tarcizio Pimenta e sua esposa Maria das Graças com o senador Cesar Borges (PR), na ultima sema...
Coluna da Antônio José Larangeira de 05 de janeiro de 2016 O reveillon de João Veloso e Martine ladeados por amigos e convidados em sua casa da cap. Deixa liderança Noticias que estão sendo veiculadas na mí...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.