Coluna de Antônio José Larangeira de 01 de setembro de 2015

Com uma recepção ocorrida no Hotel Jardim Atlântico, em Ilheus, ocorreu neste "week end" a festiva  comemoração  pelos setenta anos de vida  do executivo Raymundo Bacelar.

Com uma recepção ocorrida no Hotel Jardim Atlântico, em Ilheus, ocorreu neste “week end” a festiva comemoração pelos setenta anos de vida do executivo Raymundo Bacelar.

O cronista da cidade Zé Coió, nascido Jose Carlos Pedreira esteve completando 78 anos sexta feira passada.

O cronista da cidade Zé Coió, nascido Jose Carlos Pedreira esteve completando 78 anos sexta feira passada.

Sob a coordenação do médico Eduardo Leite aconteceu sábado ultimo, o 1º. Fórum de Consciência Politica.

Sob a coordenação do médico Eduardo Leite aconteceu sábado ultimo, o 1º. Fórum de Consciência Politica.

Cidade tem colônia asiática

Feira de Santana tem a maior colônia asiática da Bahia e talvez do nordeste brasileiro. Composto por coreanos e chineses, assim é a região da zona sul da cidade onde fica localizado bairro comercial do Feiraguay, que é dominado por eles, formado por comerciantes e seus  familiares.

Caminhada muda

A Direção do Centro Universitário de Cultura e Arte , entidade da Universidade Estadual de Feira de Santana , informa que antecipará a realização da 16ª Caminhada do Folclore do dia 25 para 18 de outubro, em virtude da data prevista para o Exame Nacional do Ensino Médio 2015 (Enem), que ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições dos grupos interessados devem ser feitas de 26 de agosto a 25 de setembro. Os formulários de inscrição estão disponíveis na página do Cuca na internet (www.uefs.br/cuca). No início de julho, o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), entidade da Uefs responsável pela organização e realização do evento, anunciou o cancelamento da Caminhada em função das dificuldades orçamentárias da Universidade. Esta semana, em nota, a direção do Cuca revelou que, diante da situação, houve mobilização junto ao Governo do Estado, através do deputado estadual Zé Neto, o que resultou na destinação de recursos da Secretaria de Cultura (Secult). Os preparativos foram retomados após acordo em que os custos serão administrados pela Secult, cabendo ao Cuca a execução técnica do evento.

O setentão Bacelar

Com uma recepção ocorrida no Hotel Jardim Atlântico, em Ilheus, ocorreu neste “week end” a festiva  comemoração  pelos setenta anos de vida  do executivo Raymundo Bacelar. Foi um evento dos mais concorridos da sociedade do sul da Bahia. É filho de Serrinha, com passagem no mundo econômico  sendo gestor de importantes organizações financeiras do estado e meu velho amigo ao longo de mais de cinco décadas. Foi impossível a minha presença por lá, mas daqui meus parabéns.

Politica cultural

O poeta Jorge Baptista Carrano é candidato pela Bahia à vaga de Livro, Leitura e Literatura no CNPC – Conselho Nacional de Política Cultural. Conforme informações constantes no site do Ministério da Cultura – Minc, eleitores maiores de 16 anos e candidatos maiores de 18 anos podem se inscrever até 26 de setembro para votação nos Colegiados: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Literatura, Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material e Teatro. Quem não tem acesso à internet também pode participar da votação de 8 de setembro a 7 de outubro, quando os inscritos poderão votar a distância pela plataforma digital ou nos 27 encontros presenciais. Para Jorge Baptista Carrano sua eleição vai lhe proporcionar maior possibilidade de lutar para fazer através do Livro, da Leitura e da Literatura, a Cultura acontecer seja na Bahia ou em âmbito nacional.

Coió festejado

O cronista da cidade Zé Coió, nascido Jose Carlos Pedreira esteve completando 78 anos sexta feira passada com um café da manhã, na sede do seu Jornal Noite. Foi uma manhã bastante concorrida, onde empresários, amigos e colegas festejaram a sua data maior.

Fórum

Feira de Santana sediou na manhã de sábado,29, o 1º Fórum de Conscientização Política, no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)   com o tema: “Um povo consciente é o maior medo de um governo mal intencionado”. Segundo o idealizador do conclave, o médico Eduardo Leite  uma sociedade sem consciência política é presa fácil para políticos e gestores descomprometidos com a Ética e a Justiça Social. Entre os palestrantes estavam o ex-deputado federal, Gerson Gabrielli com o tema: “A importância da atividade comercial numa sociedade democrática e, o professor Hélio Ponce de Feira de Santana com o tema:” Análise crítica Capitalismo x Comunismo. Para Ponce, o fim da corrupção irá benefiiar todo o país, consequentemente, melhorando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).  Kim Kataguiri traçou um panorama da importância da economia liberal na Democracia “ nós precisamos preparar a sociedade para o debate que estar por vir com a crise em nosso sistema político atual, as nossas liberdades tantos as políticas como as econômicas são bastante afetadas pelo governo, inclusive a nossa liberdade de expressão”, ensinou o conferencista.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio Larangeira de 12 de março de 2010 Rosangela e Luis Mercês, duas figuras do mundo dos negócios Colbert na CCJ O deputado feirense Colbert Martins (PMDB) foi eleito primeiro vice-pres...
Coluna de Antônio José Larangeira de 10 de novembro de 2016 O ex-prefeito Tarcízio Pimenta vai recorrer da decisão da Justiça Eleitoral. A freira Irmã Rosa Aparecida, receberá sábado, homenagens de várias ...
Coluna de Antônio José Larangeira de 05 de novembro de 2016 Desembargador Carlos Alberto Dutra Cintra, fotografo Kin Kin e empresário Marcos Pedreira, figuras festejadas sempre que vêm à Feira de Santana. ...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.