Colégio de Magistrados conclui I Jornada dos Juízes do Sistema de Juizados Especiais da Bahia

Contrato de promessa de compra e venda de imóvel, aspectos de Sistema de Proteção ao Crédito, e temas relacionados ao ambiente de consumo foram debatidos nesta sexta-feira (18/09/2015), na segunda etapa da I Jornada dos Juízes do Sistema de Juizados Especiais.

Promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, em seu auditório, no Centro Administrativo, em Salvador, o segundo encontro contou com a participação de magistrados, promotores, defensores públicos, advogados, juízes leigos e estudantes.

O presidente do Colégio de Magistrados, desembargador João Bosco de Oliveira Seixas, abriu os trabalhos que deram continuidade às discussões e votação de propostas de enunciados iniciadas no primeiro encontro, realizado ainda no mês de agosto.

A coordenadora dos Juizados Especiais, juíza Luciana Setúbal, agradeceu a participação de todos, em especial ao juiz Pablo Stolze, coordenador acadêmico da jornada que foi realizada pela primeira vez com este perfil, no Judiciário baiano.

As propostas de enunciados discutidos no encontro apresentaram importância similar às debatidas no primeiro encontro, como a quantificação do dano moral e a complexidade do uso da tabela chamada ‘Price’.

Um dos temas de maior polêmica, por seu alcance social, refere-se ao ‘puxadinho’, como se diz, na linguagem das comunidades de periferia, as construções realizadas sobre lajes, como forma de ampliar edificações, e que podem gerar atritos.

Os novos enunciados aprovados no segundo encontro da I Jornada dos Juízes do Sistema dos Juizados Especiais do Estado da Bahia serão publicados para conhecimento de todos os operadores de direito que trabalham nesta especialização.

A jornada integra a programação de comemoração dos 20 anos da Lei nº 9099/1995, que criou os Juizados Especiais.

Outras publicações

Governo da Bahia diz que Galeria F dos presos políticos será transformada em espaço de memória da ditadura Nestor Duarte Neto durante visita a Galeria F. Atendendo a uma proposta da Comissão Estadual da Verdade - Bahia, a Secretaria de Administração Penit...
NUDH participa de Seminário de Combate à Homofobia Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Homofobia (17 de maio de 2010), o Núcleo de Direitos Humanos (NUDH), da Secretaria da Justiça, Cidadania e ...
Governo da Bahia publica decreto de regulamentação jurídica do Porto Sul O Porto Público está previsto para operar com uma capacidade nominal de exportação de 75 milhões de toneladas por ano e de importação de 5 milhões de...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br