Cachoeira: pesquisadores nacionais de renome debatem Comunicação no Recom 2015

Pavilhão Leite Alves, sede do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB em Cachoeira.

Pavilhão Leite Alves, sede do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB em Cachoeira.

Palestrantes nacionais de renome vão debater temas como comunicação, cultura e periferia, memória e história nos próximos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro de 2015, em Cachoeira. Serão palestrantes no Recom 2015: Seminário Comunicação e Processos Históricos, no Centro de Artes, Humanidade e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

As mesas-redondas serão realizadas pela manhã nos três dias, no auditório do Pavilhão Leite Alves, a partir das 9h. A primeira na terça-feira, 29 de setembro, terá como tema “Comunicação, cultura e periferia” com Angela Prysthon, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora Universidade de Nottingham; e com Itania Gomes, doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA – onde é docente – e pós-doutora pela Université Sorbonne-Nouvelle (Paris III).

Na quarta-feira, a mesa será sobre “Imprensa, Memória e História”, com Marialva Barbosa (UFRJ) e Leandro Almeida (UFRB). Marialva é professora Titular de Jornalismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-doutora em comunicação pelo LAIOS-CNRS, Paris – França. Já o professor da UFRB, Leandro Almeida, possui bacharelado, licenciatura, mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

No último dia do evento, se reúnem para debater “Comunicação e História, entrecruzamentos” o historiador, redator e roteirista Maurício Lissovsky, também professor e doutor em Comunicação pela UFRJ, com pós-doutorado no Birkbeck College, da Universidade de Londres; e Bruno Leal, docente da Universidade Federal de  Minas Gerais (UFMG), onde fez doutorado em Estudos Literários, e é pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos

Além das mesas redondas, haverá a tarde também reunião dos Grupos de Trabalho (foram inscritos 33 trabalhos científicos), com participação de pesquisadores da UFRB, UFBA, UFPE, UFMG, UFRJ, UESB, UNEB entre outras instituições, lançamento de livros, e, no último dia, premiações dos estudantes de Comunicação Social- UFRB (artigos científicos e produtos comunicacionais). O evento é uma realização do curso de Jornalismo da UFRB e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br