Cachoeira: com o tema ‘Tradição e modernidade’, Programa da Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRB promove V Seminário

Sede do Programa da Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Cachoeira (Fundação Hansen Bahia). (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Sede do Programa da Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Cachoeira (Fundação Hansen Bahia). (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

O V Seminário do Programa da Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (PPGCS/UFRB) é um evento de natureza científica e acadêmica, que tem como finalidade estimular a pesquisa e o fortalecimento institucional do PPGCS no âmbito regional e nacional; e será realizado de 2 a 4 de dezembro de 2015 nas dependências do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) e no prédio da Fundação Hansen Bahia, na cidade histórica de Cachoeira.

O objetivo do seminário é estreitar laços de relações entre estudantes e pesquisadores da Bahia e do país, no intuito de construir redes que contribuam com a reflexão sobre ‘Tradição e modernidade: identidades, desigualdades e desenvolvimentos’. Busca-se abordar estas temáticas da realidade social em seus diferentes aspectos e dimensões, com amplitude teórica e metodológica. Considerando ainda a necessária articulação com as linhas de pesquisa que estruturam o referido Programa: Cultura e Identidade e; Desigualdade e Desenvolvimento.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais é oriundo do curso de Bacharelado em Ciências Sociais, e suas atividades iniciaram-se em 2010. O Programa se insere na grande área de Ciências Sociais e contemplam esforços investigativos que abordam as dimensões antropológicas, sociológica, política, histórica e econômica da realidade social, com destaque para as relacionadas à temática da cultura, das desigualdades e do desenvolvimento. O Programa oferece amplas oportunidades de análise comparada entre as temáticas acima referidas com ênfase em fenômenos empíricos presentes no Recôncavo da Bahia, no Brasil e no mundo. O tema proposto para 2015 aborda as questões relativas ao diálogo e aos conflitos entre Tradição e modernidade: identidades, desigualdades e desenvolvimentos’.

A direção do programa acredita que o V Seminário do PPGCS se constituirá em espaço de promoção do debate acadêmico altamente qualificado. Por isto estamos organizando conferências, mesas redondas e grupos de trabalho com o intuito de abraçar a diversidade temática de estudos desenvolvidos por professores, pesquisadores, pós-graduandos e graduandos de diferentes IES. Possibilitando, desta forma, um amplo intercâmbio de práticas e saberes. Este conjunto de atividades será registrado nos Anais do V Seminário do PPGCS/UFRB.

Sobre o autor

Nilson Weisheimer
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 2009), Pós-Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP – 2015), professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFRB), líder dos Grupos de Pesquisa do CNPq: Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (NEAF/UFRB) e Observatório Social da Juventude (OSJ/UFRB), e vencedor do Prêmio CAPES de Teses em Sociologia 2010.